Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13549
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Paulo Reinaldo Almeida-
dc.date.accessioned2024-03-21T12:42:48Z-
dc.date.available2024-03-21T12:42:48Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13549-
dc.descriptionArtigo científico apresentado ao Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias, como parte das exigências do Curso de Pós-graduação Lato Sensu, para obtenção do grau de especialista em Coordenação Pedagógica.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo traz algumas reflexões sobre a implementação do Novo Ensino Médio no Sistema Colégio Militar do Brasil, conjunto de Colégios Militares do Exército composto por 15 instituições de ensino, todas subordinados à Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial. Além de levantar essas considerações, outrossim, tem como objetivo realizar uma breve análise das implicações da implantação de uma nova proposta curricular a partir dos Itinerários Formativos, percursos de formação escolhidos pelos alunos a partir dos seus interesses e seu contexto escolar. Para tanto, aborda o tema do ponto de vista da própria lei que institui o Novo Ensino Médio e da Base Nacional Curricular Comum, fazendo um paralelo desses documentos com o Projeto Pedagógico dos Colégios Militares. Em seguida, é discutido o fomento aos valores e às vocações dos alunos que compõem a etapa de estudos em questão e como isso se alinha às novas propostas curriculares, com base em estudos sobre currículo e ensino por competências. Por fim, evidencia-se a importância da formação continuada docente para lidar com os avanços e transformações no ensino médio e, de forma geral, na educação brasileira.pt_BR
dc.description.abstractEl presente artículo contiene algunas reflexiones sobre la implementación de la Nueva Escuela Secundaria en el Sistema Colegio Militar de Brasil, conjunto de Colegios Militares del Ejército conformado por 15 instituciones educativas, los cuales se encuentran subordinados a la Diretoria de Educação Preparatoria e Assistencial. Además de resaltar esas consideraciones, se tiene igualmente como objetivo realizar un breve análisis de las implicaciones de la implementación de una nueva propuesta curricular a partir de los Itinerarios Formativos, que corresponden a líneas de formación elegidas por los estudiantes desde sus intereses y su contexto escolar. Para ello, se aborda el tema desde la perspectiva de la ley que instituye la Nueva Escuela Secundaria y de la Base Nacional Curricular Común, haciendo un paralelo entre esos documentos y el Proyecto Pedagógico de los Colegios Militares. A continuación, se discute la fomentación de valores y vocaciones en los estudiantes que componen la mencionada etapa educativa, y como esto se alinea con las nuevas propuestas curriculares, basándose en los estudios sobre currículo y la enseñanza de competencias. Finalmente, se evidencia la importancia de la formación continua del docente para lidiar con los avances y transformaciones de la escuela secundaria y, en forma general, de la educación brasileña.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectNovo Ensino Médiopt_BR
dc.subjectItinerário formativopt_BR
dc.subjectColégio Militarpt_BR
dc.titleNovo Ensino Médio no Sistema Colégio Militar do Brasil : reflexões e pressupostos a partir dos itinerários formativospt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEx: DET Mil: CEP/FDC: PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.