Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13548
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Breno Gomes da-
dc.date.accessioned2024-03-21T12:41:55Z-
dc.date.available2024-03-21T12:41:55Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13548-
dc.descriptionArtigo científico apresentado ao Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias, como parte das exigências do Curso de Pós-graduação Lato Sensu, para obtenção do grau de especialista em Coordenação Pedagógica.pt_BR
dc.description.abstractA contextualização é uma estratégia essencial para conectar o conteúdo escolar com o conhecimento prévio dos alunos, permitindo que eles façam conexões significativas e se tornem agentes ativos no processo de aprendizado. Nesse sentido, o Sistema de Ensino do Exército completou mais de dez anos da transição gradual do Ensino por Objetivos para o Ensino por Competências. Com isso, a contextualização passou a ter um papel de destaque nas metodologias modernas de ensino nas escolas militares. O texto busca investigar como a contextualização pode colaborar no processo de ensino-aprendizagem no Curso de Formação de Oficiais da Linha de Ensino Militar Bélica e como pode afetar a criação de avaliações no Ensino por Competências. A pesquisa foi conduzida por meio de revisão bibliográfica, usando obras relacionadas ao Ensino por Competências, aprendizagem, formação de oficiais do Exército Brasileiro e contextualização. Os dados foram coletados a partir de livros, artigos científicos e repositórios de trabalhos acadêmicos. Não foram utilizados métodos estatísticos na análise. O trabalho tem como objetivo colaborar para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, visando ao desenvolvimento de capacidades para os oficiais do Exército Brasileiro.pt_BR
dc.description.abstractThe Contextualization is an essential strategy for connecting school content with students' prior knowledge, allowing them to make meaningful connections and become active agents in the learning process. In this sense, the Army Education System completed more than ten years of the gradual transition from Teaching by Objectives to Teaching by Competences. As a result, contextualization began to play a prominent role in modern teaching methodologies in military schools. The text seeks to investigate how contextualization can collaborate in the teaching-learning process in the Military Education Officer Training Course and how it can affect the creation of assessments in Competency-Based Teaching. The research was conducted through a bibliographical review, using works related to Competency-Based Teaching, learning, training of Brazilian Army officers and contextualization. Data were collected from books, scientific articles, and academic work repositories. No statistical methods was used in the analysis. The aim of the work is to collaborate to improve the teaching-learning process, aiming to develop capabilities for Brazilian Army officers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFormação de oficiaispt_BR
dc.subjectEnsino por Competênciaspt_BR
dc.titleContextualização no processo de ensino e aprendizagem na abordagem do Ensino por Competências do Curso de Formação de Oficiais da Linha Militar Bélicapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEx: DET Mil: CEP/FDC: PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.