Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13545
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins Filho, Carlos Cesar Cunha-
dc.contributor.authorSant’Ana Júnior, Tigernaque Pergentino de-
dc.date.accessioned2024-03-18T19:13:01Z-
dc.date.available2024-03-18T19:13:01Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13545-
dc.descriptionArtigo científico apresentado ao Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias, como parte das exigências do Curso de Pós-graduação Lato Sensu, para obtenção do grau de especialista em Coordenação Pedagógica.pt_BR
dc.description.abstractVivemos em um mundo de constantes mudanças que afetam diretamente a forma de ensinar. Evoluções tecnológicas e nas metodologias de ensino impulsionam o crescimento da modalidade de educação a distância (EAD). Assim, o propósito desse trabalho foi verificar se as ferramentas disponibilizadas pelo EBAula (Ambiente Virtual de Aprendizagem do Exército Brasileiro (EB)) possibilitam a inserção das metodologias ativas no planejamento didático dos cursos e estágios do Exército Brasileiro que utilizam essa plataforma. Para tanto, o presente trabalho baseou-se no modelo de pesquisa bibliográfica, para uma melhor compreensão do planejamento didático, das Metodologias Ativas da Aprendizagem (MAA) e da plataforma do EBAula. Os dados foram coletados por meio da análise de documentos e pela realização da Capacitação EBAula para docente realizada na própria plataforma, por este autor. Os dados foram analisados de forma qualitativa e como ferramenta de análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo em razão da importância de se escrutinar cada recurso disponibilizado, a fim de que o trabalho fosse o mais completo possível. Os resultados foram parametrizados por meio de um quadro comparativo entre as principais ferramentas utilizadas para a integração das MAA com as plataformas AVA e as existentes no EBAula. Este estudo concluiu que o EBAula tem proporcionado a inclusão das MAA no planejamento didático dos diversos cursos e estágio do EB, em boas condições.pt_BR
dc.description.abstractWe live in a world of constant changes that directly affect the way we teach. Technological advancements and evolutions in teaching methodologies drive the growth of distance education. Therefore, the purpose of this study was to determine whether the tools provided by EBAula (Virtual Learning Environment of the Brazilian Army (BA)) enable the integration of active methodologies in the didactic planning of courses and internships of the BA that use this platform. For this purpose, the present study was based on the bibliographic research model for a better understanding of didactic planning, Active Learning Methodologies (ALM), and the EBAula platform. Data was collected through document analysis and by attending the EBAula training for teachers carried out on the platform itself, by this author. The data were analyzed qualitatively, and the content analysis was used as the data analysis tool due to the importance of scrutinizing each available resource, so that the work could be as comprehensive as possible. The results were parameterized through a comparative table between the main tools used for the integration of ALM with LMS platforms and those available in EBAula. This study concluded that EBAula has facilitated the inclusion of ALM in the didactic planning of various courses and internships of the BA, under very good conditions.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPlanejamento didáticopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectEBAulapt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.titleO planejamento didático da educação a distância no EBAula e as possibilidades de inclusão das metodologias ativas nessa plataformapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEx: DET Mil: CEP/FDC: PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.