Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13544
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorQueiroz, Fabricio Cardoso de-
dc.date.accessioned2024-03-18T18:34:52Z-
dc.date.available2024-03-18T18:34:52Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13544-
dc.descriptionArtigo científico apresentado ao Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias, como parte das exigências do Curso de Pós-graduação Lato Sensu, para obtenção do grau de especialista em Coordenação Pedagógica.pt_BR
dc.description.abstractObjetivamos, neste artigo, identificar quais as ações do coordenador pedagógico, profissional possuidor de um olhar técnico-pedagógico qualificado, podem contribuir para a consecução dos objetivos educacionais e ao desenvolvimento, nos alunos, das competências desejáveis, enquanto asseguram a observância e o respeito aos documentos reguladores pelas equipes de instrução, visando à excelência na formação do Servidor Penal Federal. Para tanto, foram realizadas, pesquisas bibliográficas, documentais, bem como o relato de experiência do autor deste trabalho no último curso de formação profissional, atuando como coordenador pedagógico da ação educacional. Concluímos que a atuação desse profissional nos cursos deformação policial é de fundamental importância a fim de garantir o correto desenvolvimento do currículo formal de formação, quando usa práticas pedagógicas e metodologias de ensino adequadas ao desenvolvimento das competências profissionais nos futuros servidores, de forma técnica, criteriosa e responsável.pt_BR
dc.description.abstractWe aim, in this article, to identify which actions of the pedagogical coordinator, a professional with a qualified technical-pedagogical perspective, can contribute to the pursuit of educational objectives and the development, in students, of desirable skills, while ensuring compliance and respect for regulatory documents by the instruction teams, aiming for excellence in the training of the Federal Penal Service. To this end, bibliographical and documentary research was carried out in a qualitative manner, as well as the author's experience report in the last professional training course, acting as pedagogical coordinator of the educational action. We conclude that the approximate performance of this professional in police training courses is of fundamental importance, to guarantee the correct development of the formal training curriculum, combining pedagogical practices and teaching methodologies appropriate to the development of professional skills in future civil servants. in a technical, judicious, and responsible manner.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCoordenação pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino policialpt_BR
dc.subjectCurrículo ocultopt_BR
dc.subjectPedagogia do guerreiropt_BR
dc.subjectSegurança públicapt_BR
dc.titleA atuação do coordenador pedagógico da Escola Nacional de Serviços Penais nas instruções do Curso de Formação Profissionalpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEx: DET Mil: CEP/FDC: PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.