Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13477
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVasconcelos Júnior, Júlio César Monteiro de-
dc.contributor.authorSchmidt, Rafael-
dc.date.accessioned2024-02-20T16:53:19Z-
dc.date.available2024-02-20T16:53:19Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13477-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso especialização em Ciências Militarespt_BR
dc.description.abstractO trabalho teve como objetivo apresentar as possibilidades da simulação virtual para o ensino militar da linha bélica dos oficiais do Exército Brasileiro. A evolução dos meios de computação e capacidade de processamento de dados trouxe à tona a simulação virtual como ferramenta que pode ser empregada no contexto do ensino militar, tendo em vista suas características de imitação da realidade, redução de custos e de riscos que proporcionam novas capacidades. Foi verificado no estudo que o Exército Brasileiro já está inserido nesse contexto e existem iniciativas em escolas da instituição. Nesse sentido, a partir do trabalho, pode-se constatar que a simulação virtual pode ser empregada nos níveis de formação, aperfeiçoamento e altos estudos, de modo isolado ou em apoio a outras modalidades de exercícios. Verificou-se ainda que a implementação da simulação é benéfica e producente para o ensino desejado no século XXI para o oficial que se depara com um mundo cada vez mais complexo, contudo, constata-se que ainda falta a inserção de forma mais sistemática e formal de atividades de ensino com apoio de simulação nas escolas de formação, aperfeiçoamento e altos estudos. Por fim, foram apresentados fluxogramas e quadros que elucidam propostas de exercícios no contexto do ensino, com apoio de simulação virtual, nos três níveis estudados. ______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT The objective of this work was to present the possibilities of virtual simulation for the military education of the Brazilian Army officers. The evolution of computing and data processing capacity brought virtual simulation as a tool that can be used in the context of military education, in view of its characteristics of imitation of reality, reduction of costs and risks that provide new capabilities. It was verified in the study that, the Brazilian Army is already inserted in this context and there are initiatives in schools of the institution. In this sense, from the work, it can be seen that the virtual simulation can be used in the levels of Commission, Captain Career Couse, Staff College and War College, in an isolated way or in support of other modalities of exercises. It was also found that the implementation of simulation is beneficial and productive for the desired military education in the 21st century for the officer who is faced with an increasingly complex world, however, it appears that there is still a lack of insertion in a more systematic and formal way of teaching activities with simulation support in schools. Finally, flowcharts and charts were presented intended to elucidate and propose exercises in the context of military education, with the support of virtual simulation, at the three levels studied.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectOficiaispt_BR
dc.subjectSimulação virtualpt_BR
dc.titleAnálise da simulação virtual no sistema de ensino militarpt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ECEME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MO 6947 - Rafael SCHMIDT.pdf889,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.