Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13472
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartins, Júlio César Lacerda-
dc.contributor.authorVilla Verde Junior, Ubirajara Almeida-
dc.date.accessioned2024-02-20T16:50:18Z-
dc.date.available2024-02-20T16:50:18Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13472-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Ciências Militarespt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo apresentar a ferramenta da Comunicação Social nas Operações Interagências da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada. Assim, foram abordados aspectos referentes ao Sistema de Comunicação Social do Exército Brasileiro, às principais Operações Interagências que a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada participa e à estrutura da Seção de Comunicação Social da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada. A pesquisa foi realizada por meio de consulta a documentos de defesa, manuais doutrinários do Exército Brasileiro, artigos publicados, sítios eletrônicos, além de outros trabalhos acadêmicos relacionados ao assunto. O novo conceito operativo do Exército Brasileiro preconiza a atuação da Força Terrestre em ambiente interagências, somando as capacidades de cada instituição em prol do cumprimento da missão em melhores condições. A interação com essas agências é fundamental para que haja a integração dessas capacidades. Com o advento da internet e, particularmente, das mídias sociais, a atividade de Comunicação Social tem tido uma importância cada vez maior no combate contemporâneo. A dimensão informacional do campo de batalha vem sendo muito explorada pelas partes beligerantes, visando a ganhar maior liberdade de ação e apoio da opinião pública. Nesse sentido, esse estudo tem relevância devido ao fato da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada estar realizando Operações Interagências de grande importância e visibilidade na sua área de responsabilidade, o que pode fortalecer a imagem do Exército Brasileiro. Por fim, as mídias sociais tem tido papel significativo nessa comunicação com a sociedade e com as agências, possibilitando um maior alcance das informações e maior interoperabilidade entre o Exército Brasileiro e os demais órgãos.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo tuvo como objetivo presentar la herramienta de Comunicación Social en Operaciones Interagenciales de la 15ª Brigada de Infantería Mecanizada. Abordando aspectos relacionados con el Sistema de Comunicación Social del Ejército Brasileño, las principales Operaciones Interinstitucionales en las que participa la 15ª Brigada de Infantería Mecanizada y la estructura de la Sección de Comunicación Social de la 15ª Brigada de Infantería Mecanizada. La búsqueda se realizó mediante consulta de documentos de defensa, manuales doctrinales del Ejército brasileño, artículos publicados, sitios web, así como otros trabajos académicos relacionados con el tema. El nuevo concepto operacional del Ejército Brasileño propone la acción de la Fuerza Terrestre en un ambiente Interinstitucional, combinando las capacidades de cada Institución para llevar a cabo la misión en mejores condiciones. La interacción con estas agencias es esencial para la integración de estas capacidades. Con la llegada de Internet y en particular de las redes sociales, las actividades de comunicación social se han vuelto cada vez más importantes en el combate contemporáneo. La dimensión informativa del campo de batalla ha sido ampliamente explorada por las partes beligerantes con el objetivo de obtener mayor libertad de acción y apoyo de la opinión pública. En este sentido, este estudio es relevante debido que la 15ª Brigada de Infantería Mecanizada se encuentra realizando Operaciones Interinstitucionales de gran importancia y visibilidad en su área de responsabilidad que pueden fortalecer la imagen del Ejército Brasileño. Finalmente, las redes sociales juegan un papel importante en esa comunicación con la sociedad y las agencias, permitiendo un mayor alcance de la información y una mayor inter-operabilidad entre el Ejército brasileño y otros órganos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComunicação Socialpt_BR
dc.subjectOperações Interagênciaspt_BR
dc.subjectMídias Sociaispt_BR
dc.subjectBrigada de Infantaria Mecanizadapt_BR
dc.titleA ferramenta da comunicação social nas operações interagências da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizadapt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ECEME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MO 6930 - Ubirajara Almeida VILLA VERDE Júnior.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.