Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13465
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pereira, Dan Mili | - |
dc.contributor.author | Flores, Guilherme Ressel | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-20T16:48:35Z | - |
dc.date.available | 2024-02-20T16:48:35Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13465 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Ciências Militares | pt_BR |
dc.description.abstract | Os militares do Exército Brasileiro designados para participar de missões no exterior são selecionados, dentre outros requisitos, pelo credenciamento no idioma exigido. Para as missões de paz da Organização das Nações Unidas, os militares necessitam estar habilitados em inglês, um dos idiomas oficiais desta organização. Este estudo teve por objetivo analisar a importância do idioma inglês em missões de paz da ONU e identificar as principais dificuldades de comunicação percebidas por militares brasileiros no desempenho de suas funções nessas missões, destacando oportunidades de melhoria na preparação coletiva fornecida pelo Exército Brasileiro e na preparação individual, a fim de otimizar o desenvolvimento das habilidades linguísticas no idioma Inglês. A pesquisa realizou o levantamento de dados por meio de bibliografia e de questionários realizados a trinta e dois militares do Exército Brasileiro com vivência em missões de paz nos últimos cinco anos. Os dados levantados foram analisados com uma perspectiva qualitativa, com ênfase nas percepções pessoais dos militares. A categorização das informações provenientes dos questionários uniram-se ao conhecimento existente na bibliografia, possibilitando conclusões úteis para os indivíduos que vierem a participar de missões desta natureza. Os principais resultados levantados referem-se à importância do domínio do idioma inglês e as dificuldades percebidas na comunicação em missões de paz da ONU. Além disso, foram verificadas as necessidades específicas mais relevantes para a preparação linguística e possíveis métodos utilizados para esta preparação prévia. Por fim, esta pesquisa apresenta sugestões interessantes para a melhoria contínua do processo de ensino-aprendizagem dos estabelecimento de ensino do Exército, especialmente ligados ao ensino de idioma no Centro de Idiomas do Exército (CIdEx) e no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB). | pt_BR |
dc.description.abstract | Brazilian Army soldiers assigned to participate in missions abroad are selected, among other requirements, based on accreditation in the required language. For United Nations peacekeeping missions, military personnel need to be qualified in English, one of the official languages in this organization. This study aimed to analyze the importance of the English language in UN Peacekeeping Missions and identify the main communication difficulties perceived by Brazilian military personnel when performing their duties in these missions, highlighting opportunities for improvement in the collective preparation provided by the Brazilian Army and in the preparation individual, in order to optimize the development of linguistic skills in the English language. The research carried out data collection through bibliography and questionnaires carried out with thirty-two Brazilian Army soldiers who had experience in peacekeeping missions in the last five years. The data collected was analyzed through a qualitative perspective, with an emphasis on the personal perceptions of the soldiers. The categorization of information from the questionnaires combined with existing knowledge in the bibliography enabled useful conclusions for individuals who participate in missions of this nature. The main results raised refer to the importance of mastering the English language and the difficulties perceived in communication in UN peacekeeping missions. Furthermore, the most relevant specific needs for language preparation and possible methods used for this prior preparation were verified. Finally, this research presents interesting suggestions for the continuous improvement of the teaching-learning process in Army educational establishments, especially linked to the language teaching at the Army Language Center (CIdEx) and at the Brazilian Peace Operations Joint Center (CCOPAB). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Idioma Inglês | pt_BR |
dc.subject | Exército Brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Missão de Paz | pt_BR |
dc.subject | ONU | pt_BR |
dc.title | O idioma Inglês para o militar do Exército Brasileiro em Missões de Paz da ONU: em busca da preparação efetiva | pt_BR |
dc.type | Outro | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX : DESMIL: ECEME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MO 6926 - Guilherme RESSEL Flores.pdf | 2,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.