Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13442
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bezerra, Rodrigo Soares | - |
dc.contributor.author | Reis, Arthur de Castro | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-19T12:56:51Z | - |
dc.date.available | 2024-02-19T12:56:51Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Arthur de Castro. Análise comparativa dos custos de manutenção da frota de viaturas do estabelecimento central de transportes e a sua possível terceirização. 2023. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Logística, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13442 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentado à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista. 2023 | pt_BR |
dc.description.abstract | O final da Segunda Guerra mundial trouxe consigo mudanças significativas nos processos produtivos dos países em desenvolvimento. Com a globalização, a logística tornou-se crucial, mas os custos logísticos ainda são um desafio no Brasil, especialmente em transporte e abastecimento. O Exército Brasileiro, através do seu Plano Estratégico Logístico, tem no Objetivo Estratégico Logístico nº 4.6, a proposta de melhora do Sistema Logístico Militar Terrestre, incluindo o aperfeiçoamento do Sistema de Transporte Logístico Estratégico, onde soluções observadas no meio civil podem ser adaptadas à realidade militar. A terceirização surge como uma estratégia que oferece economia e produtividade, permitindo a atualização tecnológica das frotas, reduzindo a emissão de gases nocivos e melhorando a segurança dos militares. O Estabelecimento Central de Transportes é a Organização Militar Executora de Transporte no nível estratégico do Exército, subordinada à Base de Apoio Logístico do Exército. Entre as missões executadas pelo ECT, a Missão de Transportes Eixo Sul, surge como laboratório para estimar os valores envolvidos nas operações da unidade. O Objetivo central deste trabalho foi analisar os custos de operação desta missão, através dos seus relatórios e dados extraídos do SIAFI e verificar a viabilidade de terceirizar a frota atual por meio de um contrato de aluguel de veículos. Os maiores custos estão relacionados às manutenções e à depreciação das viaturas, totalizando aproximadamente 79% dos custos totais da missão. Considerando a idade média de 11 (onze) anos da frota atual, o aluguel se apresenta como uma excelente oportunidade de renovação da frota. Entretanto os custos iniciais da contratação são altos atingindo uma média de R$ 17.939,50 mensais por viatura, o que atualmente excede o valor médio de R$ 14.268,63 necessários para que cada viatura realize a missão em questão. Considerando o tempo mínimo de 5 (cinco) anos de contrato oferecido pelas empresas de aluguel de viaturas, as estimativas de manutenção e depreciação superam em cerca de 12% o valor médio do contrato de locação. Desta forma a terceirização é viável do ponto de vista do custo benefício, contribuindo com os objetivos estratégicos do Exército, porém, estudos longitudinais e mais aprofundados são necessários para avaliar os custos ao longo do tempo. | pt_BR |
dc.description.abstract | The end of World War II brought significant changes to the production processes of developing countries. With globalization, logistics became crucial, but logistics costs remain a challenge in Brazil, especially in transportation and supply. The Brazilian Army, thought its Strategic Logistics Plan, has Logistics Objective Number 4.6, proposing the improvement of the Land Military Logistics System, including the enhancement of the Strategic Logistic Transportation System, where solutions observed in civilian sector can be adapted to the military reality. Outsourcing emerges as a strategy that offers cost savings and productivity, allowing for the technological upgrading of fleets, reducing harmful emissions, and enhancing military personnel safety. The Estabelecimento Central de Transportes is the Military Transport Executive Organization at the strategic level of the Army, subordinate to the Base de Apoio Logístico do Exército. Among the missions carried out by the ECT, the South Axis Transportation Mission serves as a laboratory to estimate the values involved in the unit's operations. The main objective of this work was to analyze the operating costs of this mission, through its reports and data extracted from SIAFI, and assess the feasibility of outsourcing the current fleet through a vehicle rental contract. The largest costs are related to vehicle maintenance and depreciation, totaling approximately 79% of the total mission costs. Considering the average age of 11 (eleven) years of the current fleet, renting presents an excellent opportunity for fleet renewal. However, the initial contracting costs are high, averaging R$ 17,939.50 per vehicle per month, which currently exceeds the average value of R$ 14,268.63 required for each vehicle to carry out the mission in question. Considering the minimum 5 (five) years of the contract offered by vehicle rental companies, maintenance and depreciation estimates exceed the average value of the lease contract by approximately 12%. Thus, outsourcing is feasible from a cost-benefit perspective, contributing to the Army's strategic objectives; however, longitudinal and more in-depth studies are needed to assess costs over time. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Terceirização | pt_BR |
dc.subject | Transporte | pt_BR |
dc.subject | ECT | pt_BR |
dc.title | Análise comparativa dos custos de manutenção da frota de viaturas do estabelecimento central de transportes e a sua possível terceirização | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC FINAL Cap Arthur Castro.pdf | 989,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.