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dc.contributor.authorTeixeira, Guilherme Birck-
dc.date.accessioned2024-02-14T16:47:04Z-
dc.date.available2024-02-14T16:47:04Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13413-
dc.descriptionArtigo apresentado ao Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias, como parte das exigências do Curso de Pós-graduação Lato Sensu, para a obtenção do grau de especialista em Comunicação Social.pt_BR
dc.description.abstractAo considerar o contexto informacional dos ambientes digitais nos últimos anos, em meio a uma polaridade discursiva e disseminação da desinformação, percebeu-se um panorama de insatisfações e cobranças da população brasileira para com as Forças Armadas e por óbvio, para com seus membros. Somado a essa constatação, a postura silenciosa adotada pelo Exército Brasileiro propiciou questionamentos na confiabilidade institucional por parte de uma parcela dos próprios militares. Nesse sentido, o artigo tem como tema central os impactos negativos causados pelo ambiente da desinformação na confiabilidade institucional por parte dos militares do EB, e as ações de comunicação que combatam tais efeitos. O objetivo geral é analisar as formas de comunicação empregadas pelo Exército Brasileiro no contexto considerado a fim de averiguar o emprego dessas ações e ferramentas no tocante a suas interferências na confiança de tais membros na instituição. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza aplicada e apresenta uma análise exploratória com relação aos seus objetivos, estruturada em uma base conceitual delimitada dos assuntos que compõem o tema. O estudo bibliográfico recorreu a alguns autores para a execução deste trabalho, tais como: Magali Prado (2022), Alejandro Pisticelli (2012), Fábio Bogoni (2020), Claire Wardle (2017),Matthew D’Ancona (2018), manuais do Exército Brasileiro - Brasil (2018), Brasil (2019),Brasil (2021)- e publicações de sítios da Internet. A pesquisa apresentou como principal resultado a indicação de que uma postura de comunicação institucional, voltada a seu público interno, pautada pela curadoria das informações, pela elucidação dos fatos atinentes à Força, e o estreitamento de vínculo, são parte de um caminho mais eficaz para preservação da confiança nos momentos de crise.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesinformaçãopt_BR
dc.subjectExército Brasileiropt_BR
dc.subjectEstratégia de comunicaçãopt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectPúblico internopt_BR
dc.titleA comunicação estratégica no Exército Brasileiro : uma análise das ações de comunicação junto ao público interno em um ambiente de desinformaçãopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
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