Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13404
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarcelos, Rodrigo Mendes Régua-
dc.contributor.authorRomão, Pedro Siqueira-
dc.date.accessioned2024-02-09T14:33:10Z-
dc.date.available2024-02-09T14:33:10Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13404-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso especialização em Ciências Militarespt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como enfoque a abordagem das ferramentas digitais da atualidade que podem ser inseridas na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro (ECEME) para aperfeiçoar o processo de avaliação formativa do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM). Primeiramente, é apresentada a metodologia que envolve a aplicação das avaliações no Sistema de Educação e Cultura do Exército do Exército Brasileiro dentro do escopo do ensino por competências. Nesse contexto, as normativas que tratam das avaliações formativas são enfatizadas com o propósito de explicar os diferentes processos existentes utilizados no curso. Como forma de otimizar a aplicação dessas práticas pedagógicas, a pesquisa aborda os recursos tecnológicos em uso na ECEME, bem como os que são possíveis de serem implementados. Para a consecução do artigo foram realizadas consultas de vasto conteúdo bibliográfico, dentre os quais: artigos, manuais, livros, revistas e sites, o que possibilitou a apresentação de alguns conhecimentos valiosos. Assim, verifica-se que o incremento das ferramentas digitais existentes no campo da educação, para as avaliações formativas do CCEM, tem enorme potencial de aprimorar o processo ensino-aprendizagem. Destaca-se, contudo, a necessidade de estudos detalhados para a operacionalização, capacitação e adequação da infraestrutura da escola. ______________________________________________________________________________________________ RESUMEN Este trabajo se centra en abordar las herramientas digitales actuales que pueden insertarse en la Escuela de Comando y Estado Mayor del Ejército de Brasil (ECEME) para mejorar el proceso de evaluación formativa del Curso de Comando y Estado Mayor (CCEM). En primer lugar, se presenta la metodología que implica la aplicación de evaluaciones en el Sistema de Educación y Cultura del Ejército de Brasil en el ámbito de la enseñanza basada en competencias. En este contexto, se enfatizan las normativas que tratan sobre evaluaciones formativas con el fin de explicar los diferentes procesos existentes utilizados en el curso. Como una forma de optimizar la aplicación de estas prácticas pedagógicas, la investigación aborda los recursos tecnológicos en uso en ECEME, así como aquellos que pueden implementarse. Para la elaboración del artículo se consultó un amplio contenido bibliográfico, que incluye: artículos, manuales, libros, revistas y sitios web, que lo hizo posible presentar algunos conocimientos valiosos. Así, parece que el incremento de las herramientas digitales existentes en el ámbito educativo, para las evaluaciones formativas del CCEM, tiene un enorme potencial para mejorar el proceso de enseñanza-aprendizaje. Sin embargo, destaca la necesidad de estudios detallados para operacionalizar, capacitar y adecuar la infraestructura de la escuela.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFerramentas digitaispt_BR
dc.subjectAvaliação formativapt_BR
dc.subjectCurso de Comando e Estado-Maiorpt_BR
dc.subjectEnsino por competênciaspt_BR
dc.titleO uso de ferramentas digitais nas avaliações formativas do Curso de Comando e Estado-Maior da Escola de Comando e Estado-Maior do Exércitopt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ECEME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MO 6898 - Pedro Siqueira ROMÃO.pdf721,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.