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dc.contributor.advisorBarcelos, Rodrigo Mendes Régua-
dc.contributor.authorCarvalho, Rogério Andrade de-
dc.date.accessioned2024-02-09T14:32:59Z-
dc.date.available2024-02-09T14:32:59Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13403-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso especialização em Ciências Militarespt_BR
dc.description.abstractO processo de seleção de Adidos Militares e de Defesa é composto por vários requisitos, sendo a proficiência linguística um deles. Ao longo dos últimos 20 anos, o Exército Brasileiro adotou uma série de medidas a fim de sistematizar o ensino e proficiência linguística. No que tange a esta capacitação comunicativa, possuir o Índice de Proficiência Linguística (IPL) 2-1-2-2 foi, por um bom tempo, o critério mínimo estabelecido para um oficial do Quadro do Estado-Maior da Ativa poder concorrer à missão de Adido. Entretanto, houve, recentemente, a alteração da legislação de requisitos para missão no exterior, fato que alterou de maneira significativa o processo de seleção. Dessa forma, este estudo buscou identificar se a atual legislação sobre as missões no exterior está coerente, em termos de capacitação linguística, com as atribuições a serem desempenhadas por Adidos Militar e de Defesa em missões diplomáticas brasileiras. Para isso, buscou-se uma série de conceitos, abarcando desde os descritores de cada índice de proficiência, passando pelo Quadro Europeu Comum de Referência, até o entendimento de como funciona o sistema de padronização linguística adotado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte. Ao final, percebeu-se que há melhorias a serem realizadas, cuja essência dessa proposta está assentada na melhor capacitação dos adidos quanto ao domínio da língua estrangeira. _____________________________________________________________________________________________ ABSTRACT The selection process for Military and Defense Attachés consists of several requirements, one of which is language proficiency. Over the last 20 years, the Brazilian Army has adopted a series of measures to systematize language teaching and proficiency. Regarding this communicative training, having a Language Proficiency Index (LPI) 2-1-2-2 was, for a long time, the minimum criterion established for an Army Staff Officer to be able to apply for the mission of Attaché. However, there has recently been a change in the legislation on requirements for missions abroad, which has significantly altered the selection process. Therefore, this study sought to identify whether the current legislation on missions abroad is consistent, in terms of language training, with the duties to be performed by Military and Defense Attachés in Brazilian diplomatic missions. To achieve this goal, a series of concepts were investigated, comprising from the descriptors of each proficiency index, through the Common European Framework of Reference, to an understanding of how the language standardization system adopted by the North Atlantic Treaty Organization works. In the end, it was clear that there are improvements to be made, the essence of which is based on better training for attachés in foreign language proficiency.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAdido militarpt_BR
dc.subjectAdido de defesapt_BR
dc.subjectProficiência linguísticapt_BR
dc.subjectMissão no exteriorpt_BR
dc.subjectExército brasileiropt_BR
dc.titleUma análise das capacidades linguísticas adequadas ao desempenho das funções de Adido Militar e de Adido de Defesa, exercidas por oficiais do Exército, junto às Missões Diplomáticas Brasileiraspt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
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