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dc.contributor.advisorBarcelos, Gustavo Mendes Régua-
dc.contributor.authorLuz, Fagner Sant'Anna-
dc.date.accessioned2024-02-09T14:32:39Z-
dc.date.available2024-02-09T14:32:39Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13401-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso especialização em Ciências Militarespt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo apresentar uma análise sobre a missão do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro, primeiro estabelecimento de ensino, criado em 1927, com o objetivo de formar os oficiais combatentes temporários do Exército Brasileiro. Para tanto, inicialmente, foram explorados aspectos referentes ao seu histórico, onde foram abordados os aspectos que levaram a sua criação, contextualizada com a origem da formação do Oficial R/2, a posterior necessidade de ampliação da formação de oficiais combatentes temporários, que culminou na criação dos NPOR e algumas das principais personalidades formadas pelo CPOR/RJ, a fim de demonstrar a importância da sua missão para a integração do Exército junto à sociedade civil. Em seguida, foi abordada a missão do CPOR/RJ, com a sua atual localização e suas consequências para as atividades escolares (abordadas na conclusão), a sua coordenação técnico-pedagógica dos NPOR vinculados, bem como suas atividades complementares. Num terceiro momento, foi tratado sobre o enquadramento do CPOR/RJ dentro do Sistema de Ensino do Exército Brasileiro. Por fim, foi estudado a evolução recente do processo de ensino e aprendizagem adotado pelo Exército Brasileiro e sua inserção no CPR/RJ. A pesquisa foi realizada por meio da consulta a artigos publicados, manuais, documentos internos, sítios oficiais do Governo Federal e do Exército Brasileiro, além de outros trabalhos acadêmicos relacionados ao assunto. Este estudo ganha relevância por estar alinhado com o Objetivo Estratégico do Exército Número 12 (OEE 12), que é de aperfeiçoar o seu Sistema de Educação e Cultura. Além disso, este estabelecimento de ensino é responsável por coordenar 13 (treze) Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva vinculados, distribuídos em 05 (cinco) estados brasileiros, mais o Distrito Federal, proporcionando capilaridade à mobilização de recursos humanos e à difusão dos valores militares na sociedade civil. Por fim, procurou-se concluir sobre a importância deste estabelecimento de ensino, bem como sua evolução na condução de suas atividades. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT This work aimed to present an analysis of the mission of the Rio de Janeiro Reserve Officers Preparation Center, the first educational establishment, created in 1927, with the objective of training temporary combat officers of the Brazilian Army. To do so, initially, aspects related to its history were explored, where the aspects that led to its creation were addressed, contextualized with the origin of the training of the R/2 Officer, the subsequent need to expand the training of temporary combat officers, which culminated in the creation of the NPOR and some of the main personalities formed by CPOR/RJ, in order to demonstrate the importance of its mission for the integration of the Army with civil society. Then, the mission of CPOR/RJ was discussed, with its current location and its consequences for school activities (discussed in the conclusion), its technical-pedagogical coordination of the linked NPOR, as well as its complementary activities. In a third moment, it was treated about the framing of CPOR/RJ within the Brazilian Army Teaching System. Finally, the recent evolution of the teaching and learning process adopted by the Brazilian Army and its insertion in the CPR/RJ was studied. The research was carried out by consulting published articles, manuals, internal documents, official websites of the Federal Government and the Brazilian Army, in addition to other academic works related to the subject. This study is relevant because it is aligned with the Army's Strategic Objective Number 12 (OEE 12), which is to improve its Education and Culture System. In addition, this educational establishment is responsible for coordinating 13 (thirteen) linked Reserve Officer Training Centers, distributed in 05 (five) Brazilian states, plus the Federal District, providing capillarity for the mobilization of human resources and the dissemination of military values in civil society. Finally, we tried to conclude on the importance of this educational establishment, as well as its evolution in the conduct of its activities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectExércitopt_BR
dc.subjectCentro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectMissãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleUma análise sobre a missão do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
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