Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13365
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Patrick Lomboni | - |
dc.contributor.author | Nogueira Filho, Luís Carlos | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-06T19:03:03Z | - |
dc.date.available | 2024-02-06T19:03:03Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | NOGUEIRA FILHO, Luís Carlos. Educação 4.0 : a adequação do ensino militar bélico do curso de infantaria da escola de aperfeiçoamento de oficiais às metodologias ativas de ensino-apr. 2023. 60 f. TCC (Graduação) - Curso de Infantaria, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13365 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentado à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista, 2023 | pt_BR |
dc.description.abstract | O cenário da Educação 4.0 apresenta um ecossistema complexo, integrando fatores como o uso de tecnologias digitais, foco no aluno como protagonista, estímulo à resolução de problemas, conteúdo adaptativo, aprendizado colaborativo e metodologias ativas. No âmbito desse contexto, as Metodologias Ativas de Ensino emergem como estratégia crucial, promovendo maior participação dos estudantes no processo de aprendizagem. Em consonância com a evolução tecnológica e científica da sociedade, é essencial acompanhar a transição entre a abordagem tradicional de ensino e as atuais metodologias ativas, que conferem ao aluno papel central na educação. Nesse contexto, este estudo visa analisar a adaptação do ensino militar bélico do Curso de Infantaria da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) às metodologias ativas, alinhando-se à Educação 4.0 e considerando aspectos técnicos, logísticos, operacionais e doutrinários, conforme preceitos do DECEx, DESMil e EsAO. A transformação dos estabelecimentos de ensino, incluindo o Exército Brasileiro, em resposta à Educação 4.0, está em conformidade com o Plano Estratégico do Exército (PEEx) 2020-2023, que prioriza investimentos na evolução do ensino militar bélico, rumo à Era do Conhecimento. Essa mudança é reflexo da percepção de que a evolução do mundo demanda novas competências dos profissionais, direcionando a Educação 4.0 para desenvolver capacidades inéditas por meio do uso de tecnologias em constante progresso. | pt_BR |
dc.description.abstract | The scenario of Education 4.0 presents a complex ecosystem, integrating factors such as the use of digital technologies, a focus on the student as a protagonist, encouragement of problem-solving, adaptive content, collaborative learning, and active teaching methodologies. In the context of this environment, Active Teaching Methodologies emerge as a crucial strategy, fostering greater student engagement in the learning process. Aligned with the technological and scientific advancement of society, it is essential to track the transition between traditional teaching approaches and current active methodologies, which place the student at the core of education. In this context, this study aims to analyze the adaptation of the military education within the Infantry Course at the School of Advanced Officers (EsAO) to active teaching methodologies, aligning with Education 4.0 and considering technical, logistical, operational, and doctrinal aspects, in accordance with the guidelines of DECEx, DESMil, and EsAO. The transformation of educational institutions, including the Brazilian Army, in response to Education 4.0, is in line with the Strategic Plan of the Army (PEEx) 2020-2023, prioritizing investments in the evolution of military education towards the Knowledge Era. This change reflects the understanding that the evolving world requires new competencies from professionals, directing Education 4.0 to develop unprecedented abilities using technologies in constant progress. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação 4.0 | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Exército brasileiro | pt_BR |
dc.title | Educação 4.0 : a adequação do ensino militar bélico do curso de infantaria da escola de aperfeiçoamento de oficiais às metodologias ativas de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Final Luís Nogueira.pdf | 11,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.