Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13304
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Arruda, Joel de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Toledo, Thiago Puiati | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-06T11:14:28Z | - |
dc.date.available | 2024-02-06T11:14:28Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13304 | - |
dc.description.abstract | O trabalho proposto tratará sobre a identificação das partes da aeronave HM-2 Black Hawk mais vulneráveis à impactos de armamentos portáteis, bem como a possiblidade de aumentar a proteção blindada da referida aeronave empregada pela Aviação do Exército Brasileiro em diversas missões. Com a evolução dos conflitos, cada vez mais o campo de batalha torna-se ameaçador e desafiador, em especial para helicópteros que necessitam voar cada vez mais baixo para evitar a sua detecção pelas defesas antiaéreas inimigas. Porém, ao realizar voos mais próximos ao solo os helicópteros tornam-se mais vulneráveis ao armamento individual dos combatentes no campo de batalhão, como por exemplo, disparos efetuados por fuzil e metralhadora. Com isso, surge a necessidade de identificar as partes e sistemas mais vulneráveis da aeronave Black Hawk contra possíveis danos que possam ser causados pelo armamento individual do inimigo. Após a identificação dos sistemas e partes mais sensíveis da aeronave, segue o estudo sobre a viabilidade da instalação de placas que possam garantir uma proteção blindada suficiente para a preservação da integridade da aeronave, possibilitando uma maior segurança nas operações aéreas em voos de baixa altura em espaço aéreo hostil, bem como a integridade física da aeronave e a sobrevivência da tripulação em caso de impactos de projéteis na fuselagem da aeronave. Durante a realização do trabalho proposto, serão estudadas a identificação dos pontos mais vulneráveis da aeronave que necessitam de uma maior proteção contra possíveis impactos de projéteis. Para isso, serão estudados os manuais oficiais disponibilizados pelo fabricante aos seus operadores, bem como manuais de empresas civis especializadas na operação da aeronave Black Hawk, de forma a aumentar a segurança operacional no emprego da aeronave em operações militares pelo exército brasileiro. ________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT The proposed work will deal with the identification of the parts of the HM 2 Black Hawk aircraft most vulnerable to the impacts of portable weapons, as well as the possibility of increasing the armored protection of the said aircraft used by the Brazilian Army Aviation in several missions. With the evolution of conflicts, the battlefield becomes increasingly threatening and challenging, especially for helicopters that need to fly lower and lower to avoid detection by enemy anti-aircraft defenses. However, when performing flights closer to the ground, helicopters become more vulnerable to individual weaponry by combatants in the battalion field, such as rifle and machine gun shots. With this, the need arises to identify the most vulnerable parts and systems of the Black Hawk aircraft against possible damage that may be caused by the individual weaponry of the enemy. After identifying the most sensitive systems and parts of the aircraft, a study on the feasibility of installing plates that can guarantee sufficient armored protection for the preservation of the integrity of the aircraft, allowing greater safety in air operations in low altitude flights in hostile airspace, as well as the physical integrity of the aircraft and the survival of the crew in case of projectile impacts on the aircraft fuselage. During the proposed work, the identification of the most vulnerable points of the aircraft that need greater protection against possible projectile impacts will be studied. For this, the official manuals made available by the manufacturer to its operators will be studied, as well as manuals of civil companies specialized in the operation of the Black Hawk aircraft, in order to increase operational safety in the use of the aircraft in military operations by the Brazilian army. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Helicóptero | pt_BR |
dc.subject | Blindagem | pt_BR |
dc.subject | Armamento portátil | pt_BR |
dc.subject | Segurança | pt_BR |
dc.title | A blindagem da aeronave HM-2 Black Hawk da Aviação do Exército: identificação das partes da aeronave mais vulneráveis à impactos de armamentos portáteis. | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX : DESMIL: ECEME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MO 6829 - Thiago PUIATI Toledo.pdf | 5,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.