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dc.contributor.advisorJacob, Rômulo Attanazio-
dc.contributor.authorSouza, Roberto Douglas da Silva-
dc.date.accessioned2024-02-06T11:08:49Z-
dc.date.available2024-02-06T11:08:49Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13298-
dc.description.abstractAs atividades militares estão atreladas, invariavelmente, à capacidade de locomoção. Seja qual for a missão ou o meio de transporte utilizado, o consumo de combustível acaba sendo um fator de peso no orçamento da Organização Militar (OM). Nesse contexto, o principal combustível utilizado no Exército Brasileiro (EB) é Óleo Diesel (OD), sendo também um dos maiores percentuais das verbas do Comando Logístico (COLOG). Devido ao seu limitado orçamento, o EB procura otimizar os seus gastos, incluindo aquele voltado para os combustíveis. Viaturas (Vtr) com motores mais eficientes, além de atenderem à atual preocupação com a emissão de poluentes, são mais econômicas. Da mesma forma, a logística na distribuição do OD, desde a entrega na OM, passando pela armazenagem e a distribuição ao consumidor final, tudo é pontuado para se evitar perdas desnecessárias. Não obstante, o EB vem realizando um número cada vez maior de missões até então pouco requisitadas, tais como as Operações de Garantia da Lei e da Ordem (Op GLO), transporte de água no NE brasileiro (Op PIPA) e de Apoio aos Órgãos Governamentais (Op Interagências), as quais consomem um combustível que nem sempre chega com a devida antecedência, exigindo um estoque mínimo de diesel na própria OM para que a respectiva missão não sofra atrasos ou – no pior dos casos – não venha a ser cumprida. Desta feita, verifica-se a importância do armazenamento de combustível na própria OM, além do seu correto manuseio e controle por parte do pessoal da OM. Ainda com relação ao armazenamento, temos que os tanques aéreos horizontais e os subterrâneos constituem a grande maioria formas de estoque de combustível. A correta verificações dos tanques, além do preparo técnico do pessoal responsável pelo abastecimento, pode ser a diferença para se evitar acidentes e danos ao erário, fato que traz benefícios para a OM e, indiretamente, para o EB. No Rio de Janeiro, a 9ª Brigada de Infantaria Motorizada (Bda Inf Mtz) é uma das maiores Unidades do seu tipo, estando presente em quase todas as missões já elencadas. Assim, tal Bda será o objeto de estudo desse trabalho, o qual pretende analisar os impactos que o volume de combustível pode trazer nas suas operações. ________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT Military activities are invariably linked with mobility. Whatever the mission or the ways of transport used, fuel consumption ends up being a major factor in the budget of any Military Unit. In this context, the main type of fuel employed in Brazilian Army is Diesel Oil, which is also one of the highest percentages of the Logistics Command funds. Due its limited budget, Brazilian Army (BA) tries to optimize its expenses, including those related to fuel. Vehicles with more efficient engines, in addition to meeting the current concern with emissions, are cheaper to maintain. Otherwise, the logistics of diesel distribution, since the delivery phase on the Military Unit, going through storage and distribution to the final consumer, everything is punctuated to avoid unnecessary losses. Nevertheless, Brazilian Army has been carrying out an increasing number of missions that were rarely requested until now, such as the Law and Order Enforcement Operations (LO Ops), water transport in Northeast of Brazil (PIPA Ops) and Support for Government Agencies (Agency Support Ops), which consume fuel that could not arrive in the requested time, requiring a minimum of diesel stock on the Military Unit (MU) gas post in order to prevent any delay of this mission or – in the worst scenario – not even accomplish it. So, it`s possible to verify the how is important to an MU its own fuel storage, in addition of its correct handling and control by MU personnel. By the way, the horizontal aerial tanks and the underground ones are the main forms of fuel storage in Brazilian Army. The correct check of the tanks, in addition of personnel technical training can be the difference in avoiding accidents and treasury damage, situations that can brings benefits to MU and, indirectly, to BA. In Rio de Janeiro, the 9th Motorized Infantry Brigade is one of the largest Large Units of its kind, being present in almost all missions already listed. Finally, this brigade will be the target of this study, which intends to analyze the impacts that the fuel volume can bring in military operationspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectArmazenamentopt_BR
dc.subjectDieselpt_BR
dc.subjectViaturaspt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.titleOs reflexos da capacidade de armazenamento de óleo diesel na operacionalidade das OM da 9ª Bda Inf Mtzpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra..pt_BR
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