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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMonios, Eric-
dc.contributor.authorSouza, Elder Damasceno de-
dc.date.accessioned2024-02-06T11:07:39Z-
dc.date.available2024-02-06T11:07:39Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13295-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar as particularidades da terceirização de transporte em operações, visando aprimorar o seu processo decisório, com vista a auxiliar, de forma sistematizada, os assessores de alto nível a proporem soluções pertinentes ao assunto. Segundo Brasil (2018), o transporte é a função logística que congrega as atividades executadas, visando ao deslocamento de recursos humanos, materiais e animais por diversos meios, no momento oportuno e para locais predeterminados, a fim de atender às necessidades da Força Terrestre (F Ter). A F Ter utilizará, a princípio, os respectivos meios de transporte orgânicos, contudo os meios civis de transporte poderão ser utilizados em complemento à sua capacidade. A contratação ou mobilização de meios civis suplementa os meios existentes no Exército Brasileiro (EB) e procura reduzir as carências identificadas, conforme Brasil (2013). De acordo com Brasil (2018), o EB integra o Sistema de Transporte de Defesa (STD), mantendo, desde a situação de normalidade, o Sistema de Transporte do Exército Brasileiro (STEB) que conta com estruturas, sistemas e organizações logísticas de transporte ao apoio orgânico ou, quando determinado, às outras Forças Armadas (FA), aos órgãos governamentais e não governamentais e às agências civis. “Em função da via utilizada, o transporte abrange quatro modalidades: aquaviário (oceânico, costeiro ou de cabotagem e vias interiores); terrestre (rodoviário e ferroviário); aéreo; e dutoviário” (BRASIL, 2018). Este estudo se detém à modalidade terrestre, mas o conhecimento produzido poderá contribuir para terceirização do transporte nas demais modalidades. Para atingir o propósito deste trabalho foi desenvolvido uma estudo sobre os processos de terceirização de transporte realizados pelo Exército Brasileiro. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para subsidiar a obtenção e análise de informações sobre o processo de terceirização de transportes em operações no âmbito do EB; a legislação doutrinária em vigor; os processos de terceirização de tarefas existentes no âmbito da Força Terrestre e das demais Forças Singulares; a terceirização de transportes no âmbito do Exército dos EUA. Em um segundo momento, foram entrevistados militares responsáveis pelo transporte nas unidades especializadas na execução desta função logística no âmbito do EB. Os resultados deste estudo permitirão propor melhorias para o processo de terceirização de transportes, destinado a manter as Capacidades Militares Terrestres e Operativas, em particular a Pronta Resposta Estratégica e a Sustentação Logística _____________________________________________________________________________________________ ABSTRACT This work aims to analyze the particularities of outsourcing transportation operations to enhance the decision-making process and providing support for staff in proposing relevant solutions aimed at tackling projected and unforeseen challenges. In accordance with Brazil (2018), transportation comprises the logistical activities that ensure the timely and seamless movement of human, material, and animal resources to planned locations, meeting the needs of the Army. While the Land Force primarily relies on its organic means of transportation, it can augment its capacity with civilian transportation resources. The use of civilian assets supplements the Brazilian Army’s (EB) existing capabilities and addresses identified deficiencies, as outlined by Brazil (2013). According to Brazil (2018), the EB is integrated into the Defense Transportation System (STD), thus sustaining the Brazilian Army Transportation System (STEB) capacity. STEB comprises structures, systems, and logistical transport organizations that provide organic support to the EB and, when required, to other Armed Forces (FA), governmental and non-governmental entities and civil authorities. Transportation can be categorized into four different modalities, depending on the most suitable route: “waterway (oceanic, coastal or cabotage and inside routes); land (road and rail); airway; and pipeline” (BRASIL, 2018). Although this study focuses on overland transportation, insights gained may contribute to the outsourcing of transportation across other modalities. To achieve the objectives outlined in this work, a detailed study of transportation outsourcing within the EB was undertaken. Bibliographic research was conducted to support data collection and to analyze transport outsourcing, current doctrine and the outsourcing of transportation within the US Army. Furthermore, interviews of military personnel responsible for transportation in specialized units within the scope of the EB. The findings of this study will make it possible to propose improvements to the transportation outsourcing process. This, in turn, will preserve Military Ground and Operational Capabilities, particularly in the domains of Strategic Prompt Response and Logistics Supportpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTransportept_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectTerceirizaçãopt_BR
dc.titleTerceirização de transporte em operações: uma proposta de processo decisóriopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
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