Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13090
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLampert, João Luiz de Araújo-
dc.contributor.authorRossa, Alexandre Augusto José-
dc.date.accessioned2024-01-03T11:16:55Z-
dc.date.available2024-01-03T11:16:55Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13090-
dc.descriptionPolicy Paper apresentado à Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Ciências Militares, com ênfase em Política, Estratégia e Alta Administração Militar.pt_BR
dc.description.abstractAs três últimas décadas marcaram com muita clareza a transição da Era Industrial para a Era da Informação, num processo evolutivo que ganha força com o colapso da Ordem Mundial Bipolar, trazendo consigo a dificuldade em se definir cenários, num mundo caracterizado fundamentalmente pela incerteza. Acrônimos como VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) e BANI (frágil, ansioso, não-linear e incompreensível) popularizaram-se tanto no meio militar como empresarial, passando a ser amplamente discutidos no meio acadêmico, numa tentativa de explicar o contexto em que vivemos, onde lidar com cenários complexos e de difícil definição passou a ser o grande desafio das organizações. Numa sociedade onde a informação é a base do conhecimento, “saber comunicar” torna-se imperativo para o êxito e a sobrevivência das organizações. Neste sentido, estruturar a Comunicação de forma alinhada, integrada e sincronizada, passa a ser indispensável para a preservação e fortalecimento da imagem institucional e para o atingimento dos objetivos institucionais. Desta forma, a Comunicação Estratégica surge como uma poderosa ferramenta de apoio, cuja essência é ser uma comunicação intencional, que busca criar efeitos de informação cognitivos. Assim, esta pesquisa busca concluir se o atual esforço de sistematização da Comunicação Estratégica do Exército atende aos preceitos pelos quais foi concebida, contribuindo para a preservação e fortalecimento da imagem da Força e para o atingimento dos Objetivos Estratégicos do Exército. Ao longo da pesquisa e como forma de subsidiar as conclusões do trabalho, buscou-se realizar uma revisão da literatura, no escopo dos principais níveis de abordagem; identificar a temática da “comunicação” nos documentos estratégicos da Defesa; e analisar a atual sistematização da Comunicação Estratégica, bem como seus reflexos. Ao final, busca-se contribuir com algumas recomendações, que visam, em última análise, aperfeiçoar o processo de amadurecimento da Comunicação Estratégica no âmbito da Força. _______________________________________________________________________________________________ RESUMEN Las últimas tres décadas han marcado muy claramente la transición de la Era Industrial a la Era de la Información, en un proceso evolutivo que gana fuerza con el derrumbe del Orden Mundial Bipolar, trayendo consigo la dificultad de definir escenarios, en un mundo fundamentalmente caracterizado por la incertidumbre. Acrónimos como VUCA (volátil, incierto, complejo y ambiguo) y BANI (frágil, ansioso, no lineal e incomprensible) se han popularizado tanto en el ámbito militar como empresarial, siendo ampliamente discutidos en la academia, en un intento de explicar el contexto en el que vivimos, donde enfrentarse a escenarios complejos y difíciles de definir se ha convertido en el gran reto de las organizaciones. En una sociedad donde la información es la base del conocimiento, “saber comunicar” se vuelve imperativo para el éxito y supervivencia de las organizaciones. En este sentido, estructurar la Comunicación de forma alineada, integrada y sincronizada se vuelve indispensable para la preservación y fortalecimiento de la imagen institucional y para el logro de los objetivos institucionales. De esta forma, la Comunicación Estratégica surge como una poderosa herramienta de apoyo, cuya esencia es ser comunicación intencional, que busca crear efectos de información cognitivos. Así, esta investigación busca concluir si el actual esfuerzo de sistematización de la Comunicación Estratégica del Ejército cumple con los preceptos para los cuales fue concebida, contribuyendo a la preservación y fortalecimiento de la imagen de la Fuerza y al logro de los Objetivos Estratégicos del Ejército. A lo largo de la investigación y como forma de subsidiar las conclusiones del trabajo, se buscó realizar una revisión bibliográfica, en el ámbito de los principales niveles de abordaje; identificar el tema de la “comunicación” en los documentos estratégicos de Defensa; y analizar la actual sistematización de la Comunicación Estratégica, así como sus consecuencias. Al final, se busca contribuir con algunas recomendaciones, que en última instancia apuntan a mejorar el proceso de maduración de la Comunicación Estratégica en el ámbito de la Fuerza.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectVUCApt_BR
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.subjectSistematizaçãopt_BR
dc.subjectComunicação estratégicapt_BR
dc.subjectImagem da forçapt_BR
dc.subjectObjetivos estratégicos do Exércitopt_BR
dc.titleA sistematização da Comunicação Estratégica no âmbito do Exército como instrumento de preservação e fortalecimento da imagem da Força e de apoio à consecução dos Objetivos Estratégicos do Exércitopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ECEME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MO 1092 - Alexandre AUGUSTO José Rossa.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.