Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13073
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Araújo, Pedro Winkelmann Santana de | - |
dc.contributor.author | Cursi, Aislan Brum | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-26T14:33:34Z | - |
dc.date.available | 2023-12-26T14:33:34Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13073 | - |
dc.description | Policy Paper apresentado à Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Ciências Militares, com ênfase em Política, Estratégia e Alta Administração Militar. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo analisar, à luz da Teoria das Restrições de Goldratt, o impacto operacional advindo do emprego de Pontos de Abastecimento e Municiamento Remotos, aqui designados pela sigla FARP, na execução das missões de Busca e Salvamento em Combate (CSAR) pela FAB no cenário, amazônico, por ser este, restrito de apoio logístico. A metodologia empregada iniciou o estudo, com a apresentação e análise do modus operandis de uma Força Tarefa CSAR e no delineamento de um cenário operacional no norte da Região Amazônica. Na sequência, levantou-se, em fonte aberta, os dados técnicos dos helicópteros capazes de serem empregados numa missão CSAR (H-36 Caracal e H-60L Black-Hawk), bem como da aeronave de caça A-1M, vetor de maior capacidade de Penetração da Força Aérea Brasileira, a qual serviu como parâmetro para viabilizar a análise da área de cobertura da Força Tarefa CSAR. De posse dos dados, as performances de emprego das aeronaves foram inseridas no software Google Earth-Pro, possibilitando a análise das áreas de possível cobertura CSAR em relação à área de emprego da aeronave A-1M, sendo constatado que, apenas, 58,66% desta seria coberta. O resultado elencado permitiu identificar restrições impostas por fatores logísticos. O alcance das aeronaves da CSARTF (Helicópteros) era limitado em consequência dos fatores performance de deslocamento, autonomia e combustível de aviação, o qual foi agravado pela inexistência de uma rede de apoio logístico próxima à linha de contato, restringindo a capacidade de penetração da CSARTF. Dessa forma, ficou evidenciado um “gargalo” restritivo à execução da ação de Força Tarefa CSAR, corroborando a Teoria das Restrições de Goldratt. Uma vez identificado que o raio de ação dos helicópteros era o principal fator limitador, deu-se prosseguimento à implementação da Teoria das Restrições, onde vislumbrou-se a elevação da capacidade da restrição logística por meio da implementação das FARP nas CEF e PEF do EB localizados ao longo da fronteira brasileira e dentro do alcance das aeronaves, calculados a partir do aeródromo do Boa Vista. Com o apoio logístico provido pela FARP, a nova área de cobertura CSAR passou a ser de 91,83% em relação a área de atuação da aeronave A-1M, permitindo um ganho operacional na capacidade de cobertura, na ordem de 440,13% em relação à capacidade inicial. Ao longo do trabalho, os fatores da Teoria das Restrições foram sendo empregados e respondidos um a um, o que corroborou para a cientificidade do estudo. _______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT This research aimed to analyze, in light of Goldratt's Theory of Constraints, the operational impact arising from the use of Remote Supply and Ammunition Points, herein designated by the acronym FARP, in the execution of Combat Search and Rescue (CSAR) missions by the Brazilian Air Force (FAB) in the Amazon scenario, which has restricted logistical support. The methodology used began the study with the presentation and analysis of the modus operandis of a CSAR Task Force and the delineation of an operational scenario in the northern Amazon region. Then, the technical data of the helicopters capable of being used in a CSAR mission (H-36 Caracal and H-60L Black-Hawk), as well as the A-1M fighter aircraft, the vector with the highest Penetration capability of the Brazilian Air Force, were collected from open sources. With the data, the aircraft employment performances were inserted in Google Earth-Pro software, enabling the analysis of possible CSAR coverage areas in relation to the A-1M aircraft employment area, and it was found that only 58.66% of it would be covered. The listed result allowed the identification of restrictions imposed by logistical factors. The range of the CSARTF aircraft (Helicopters) was limited as a consequence of displacement performance, autonomy, and aviation fuel, which was aggravated by the lack of a logistics support network near the contact line, restricting the CSARTF's penetration capability. Thus, a restrictive "bottleneck" to the execution of the CSAR Task Force action was evidenced, corroborating Goldratt's Theory of Constraints. Once it was identified that the helicopters' range of action was the main limiting factor, the implementation of the Theory of Constraints proceeded, where it was possible to increase the capacity of the logistical constraint through the implementation of FARP in the EB's CEF and PEF located along the Brazilian border and within aircraft range, calculated from the Boa Vista aerodrome. With the logistical support provided by the FARP, the new CSAR coverage area became 91.83% in relation to the A-1M aircraft's area of operation, allowing an operational gain in coverage capacity, in the order of 440.13% in relation to the initial capacity. Throughout the work, the Theory of Constraints factors were being employed and answered one by one, which corroborated for the scientificity of the study | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Suporte Logístico | pt_BR |
dc.subject | FTCASR | pt_BR |
dc.subject | FARP | pt_BR |
dc.subject | Teoria das Restrições | pt_BR |
dc.title | Pontos de Abastecimento e Municiamento Remotos Suporte para aumentar a capacidade de emprego de uma Força Tarefa CSAR | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX : DESMIL: ECEME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MO 1104 - Aislan Brum CURSI.pdf | 7,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.