Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13034
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGuimarães, Heitor Fredman Ramos Frutuoso-
dc.contributor.advisorOliveira, Stênio Augusto de-
dc.contributor.advisorOliveira, Angel Leckar-
dc.contributor.authorMagalhães, Talita Maria Barbosa-
dc.date.accessioned2023-12-26T11:43:07Z-
dc.date.available2023-12-26T11:43:07Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13034-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Intendência. Academia Militar das Agulhas Negras de 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia é baseada nas necessidades da atualidade e demandas de construir reflexões e estratégias no que tange a Educação 4.0 nas instruções ministradas nas Organizações Militares (OM) do Exército Brasileiro (EB). Primeiramente, foi feito um estudo sobre os diferentes níveis de educação, com enfoque maior para o nível 4.0 e os benefícios atrelados a ela, além da verificação de como se configura atualmente a instrução militar. Desse modo, podia atingir o objetivo de analisar os possíveis usos de recursos da Educação 4.0 nela. Com uma pesquisa bibliográfica, por meio de leitura de artigos científicos, revistas e manuais do Exército, se procurou identificar ações do EB para se manter em constante atualização em relação ao ensino. Além disso, para a elaboração do trabalho, também foi aplicado um questionário online destinado a instrutores e instruendos âmbito EB, com o objetivo de averiguar a atual aplicabilidade da Educação 4.0 no corpo de tropa. Assim, com esta pesquisa, foi apresentada a importância de ressignificar o modo de ministrar instrução como é visto pelo Exército Brasileiro e realinhar com o uso das Tecnologias Digitais e Metodologias Criativas que atendam às demandas dessa nova era. _____________________________________________________________________________________ This monograph is based on current needs and demands to build reflections and strategies regarding Education 4.0 in the instructions given in the Military Organizations of the Brazilian Army. First, a study was carried out on the different levels of education, with a greater focus on level 4.0 and the benefits linked to it, in addition to verifying how military instruction is currently configured. In this way, it could achieve the objective of analyzing the possible uses of Education 4.0 resources in it. With a bibliographical research, through the reading of scientific articles, magazines and Army manuals, an attempt was made to identify EB actions to remain constantly updated in relation to teaching. In addition, for the elaboration of the work, an online questionnaire was also applied, aimed at instructors and instructors within the EB scope, with the objective of verifying the current applicability of Education 4.0 in the troop body. Thus, with this research, the importance of re-signifying the way of providing instruction as seen by the Brazilian Army and realigning with the use of Digital Technologies and Creative Methodologies that meet the demands of this new era was presented.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação 4.0pt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectInstrução militarpt_BR
dc.subjectInstrutorpt_BR
dc.titlePossibilidades e limitações da aplicação da educação 4.0 nas instruções básicas no corpo de tropapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Talita Maria Barbosa Magalhães.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.