Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13033
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Ricardo de Queirós Batista-
dc.contributor.advisorLotfi, Jader Caio Alves-
dc.contributor.advisorSalermo, Eliete Cristina Barbosa-
dc.contributor.authorBarbosa, Rebeca Tumim da Silva-
dc.date.accessioned2023-12-26T11:42:40Z-
dc.date.available2023-12-26T11:42:40Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13033-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Intendência. Academia Militar das Agulhas Negras de 2023.pt_BR
dc.description.abstractA Inteligência Emocional (IE) é um aspecto importante para que um líder exerça sua liderança e ela pode ser desenvolvida e aprimorada continuamente. A Consciência Emocional é um dos aspectos presentes na Inteligência Emocional, sendo a capacidade de um indivíduo entender seus sentimentos e emoções, tendo consciência da causa, intensidade e diferenciação dos sentimentos vividos. Justifica-se essa pesquisa pela indicação, no Manual de Campanha: Liderança Militar, da relevância dessa capacidade para boa prática da liderança, e por isso, a escola de formação de líderes, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) revela-se o ambiente propício para o início de seu desenvolvimento. O objetivo desse trabalho foi verificar o nível de Consciência Emocional dos cadetes a partir do uso de um inventário, sua inter-relação com o desempenho acadêmico e possível adequabilidade para o exercício das atividades do cargo de comandante de fração. Para chegar a esse objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva, utilizou-se o procedimento de levantamento com a aplicação de um questionário on line que, através das respostas obtidas, permitiu identificar o Perfil de Consciência Emocional dos cadetes do 4º ano participantes e, além disso, constatar as relações dessas respostas com o desempenho acadêmico dos militares. Deste modo, foi possível inferir que os cadetes dos últimos dois quartis apresentam Perfil de Consciência Emocional mais desenvolvido que os dois primeiros, sendo o PCE não muito influente no desempenho acadêmico do futuro comandante, mostrando também que a pior classificação do militar não implica, necessariamente, em uma maior dificuldade de exercer a liderança. Além disso foi possível analisar a relação da Consciência Emocional com outros fatores, como gênero e arma, quadro e serviço. Com esta pesquisa foi possível identificar o Perfil de Consciência Emocional de uma amostra de cadetes do 4º ano da AMAN, um indicativo da possível capacidade de liderança dos futuros comandantes de fração. ___________________________________________________________________________________ Emotional Intelligence (EI) is an important aspect for a leader to exercise their leadership, and can be developed and improved continuously. Emotional Consciousness is one of the aspects present in Emotional Intelligence, being the ability of an individual to understand their feelings and emotions, being aware of the cause, intensity and differentiation of the feelings experienced. This research is justified by the indication, in the Manual de Campanha: Liderança Militar, of the relevance of this ability – which is necessary for good leadership practice. Therefor the leadership training school, the Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) proves to be the favorable environment for the beginning of its developtment. The objective of this work was to verify the level of Emotional Consciousness of the cadets, using an inventor and its interrelation with the academic performance and possible suitability for the exercise of the activities in the position of fraction commander. To reach this objective, a descriptive research was carried out, using the survey procedure with the application of an online questionnaire that, through the answers obtained, allowed to identify the Emotional Consciousness Profile of the participating 4th year cadets and to verify relations of these answers with the academic performance of the military. Thus, it was possible to infer that the cadets of the last two quartiles have a more developed Emotional Consciousness Profile than the first two, and the PCE is not very influential in the academic performance of the future commander, also showing that the worst classification of the military does not necessary imply a greater difficulty in exercising leadership. In addition, it was possible to analyze the relationship of Emotional Consciousness with other factors, such as gender, specialization. In this research, it was possible to identify the Emotional Consciousness Profile from a sample of the cadets participating in the 4th year of AMAN, an indication of the possible leadership capacity of the future fraction commanders.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectConsciência emocionalpt_BR
dc.subjectCadetespt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.titlePerfil de consciência emocional: investigação de sua inter-relação com o desempenho acadêmico de cadetes da AMANpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rebeca Tumim da Silva Barbosa.pdf282,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.