Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13004
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCavotti, Marco Mendes-
dc.contributor.advisorNogueira, Atílio Sozzi-
dc.contributor.advisorLotfi, Jader Caio Alves-
dc.contributor.authorDotto, Ana Júlia Strieder-
dc.date.accessioned2023-12-26T11:38:28Z-
dc.date.available2023-12-26T11:38:28Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13004-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Intendência. Academia Militar das Agulhas Negras de 2023.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi investigar a correlação entre o bem-estar subjetivo (BES) e o desempenho acadêmico e militar dos cadetes em formação na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). O BES é a maneira pela qual os indivíduos avaliam subjetivamente suas vidas, e possui como principais componentes a satisfação com a vida (SV) e os afetos positivos e negativos (APN). Primeiramente, é preciso compreender que o bem-estar subjetivo é percebido por meio de uma série de fatores que influenciam em como o indivíduo se sente em um determinado período. O nível de SV é uma das variáveis que pode interferir no bem estar, acarretando a melhora ou piora no desempenho global. Além disso, os APN, ou seja, a presença de diferentes estados de humor, tanto os entusiasmados como os mais aversivos, também compõem o BES e o quadro de variáveis que modificam a forma como indivíduo se sente. No decorrer do trabalho, o BES foi relacionado com o desempenho dos cadetes a fim de verificar a existência de correlação entre estes. Assim, foi possível apresentar as escalas que medem as variáveis, como a Escala de Satisfação com a Vida e a Escala de Afetos Positivos e Negativos, visando uma futura utilização como ferramentas de auxílio de desenvolvimento pessoal e cognitivo, podendo serem usadas também para acompanhamento da saúde mental dos cadetes, um grande ponto de relevância. No decorrer do trabalho foi apresentado um programa de intervenção em profissionais de segurança pública, com o intuito de demonstrar os benefícios resultantes do incremento do bem-estar subjetivo e ainda, estabelecer uma ligação entre as atividades vivenciadas na AMAN e o possível uso dessas intervenções relativas ao bem-estar subjetivo nos cadetes. Para obter os dados que deram embasamento para a realização deste trabalho, foi aplicado um questionário nos cadetes da AMAN, composto por questões da Escala de Satisfação com a Vida e a Escala de Afetos Positivos e Negativos. Além disso, dados individuais de desempenho foram levantados, como classificação no curso, notas de conceito atitudinal, notas de tiro (fuzil e pistola) e notas de Treinamento Físico Militar (TFM). A pesquisa apresenta como o BES se relaciona positivamente com o desempenho dos Cadetes nas atividades, correlacionando as variáveis que compõem o BES de cada indivíduo, analisando as escalas e observando o resultado obtido. O resultado possibilitou concluir que a temática é importante para os futuros oficiais, visto que os dados apontam que o aumento dos níveis das variáveis psicológicas estudadas se relaciona com grande parte das variáveis de desempenho individual. Portanto, este trabalho demostra que, adaptando-se uma ferramenta para acompanhamento e estímulo dos níveis de bem-estar subjetivo dos cadetes, seria possível aprimorar o desempenho desses militares ainda durante a formação e trazer benefícios a saúde mental a longo prazo. ______________________________________________________________________________________ The objective of this study was to investigate the correlation between subjective well being and the academic and military performance of cadets in training at the Agulhas Negras Military Academy (acronym in portuguese: AMAN). The SWB is the way individuals subjectively evaluate their lives, and its main components are life satisfaction (LS) and positive and negative affect (PNA). First, it is necessary to understand that subjective well being is perceived through a series of factors that influence how the individual feels in a given period. The level of LS is one of the variables that can interfere with well-being, leading to improvement or worsening in overall performance. In addition, the PNAs, that is, the presence of different moods, both the enthusiastic and the aversive ones, also make up the SWB and the variables that modify the way the individual feels. In the course of the work, the SWB was related to the cadets' performance in order to verify the existence of a correlation between them. Thus, it was possible to present the scales that measure the variables, such as the Life Satisfaction Scale and the Positive and Negative Affect Scale, aiming at a future use as tools to aid in personal and cognitive development, and that can also be used to monitor the cadets' mental health, a big point of relevance. Throughout the study, an intervention program was presented for public security professionals, with the intention of demonstrating the benefits resulting from the increment of subjective well-being, and also, to establish a connection between the activities experienced in the AMAN and the possible use of these interventions related to subjective well-being in cadets. To obtain the data that provided the basis for this study, a questionnaire was applied to the AMAN cadets, composed of questions from the Satisfaction with Life Scale and the Positive and Negative Affects Scale. In addition, individual performance data were collected, such as course rank, attitudinal concept scores, shooting scores (rifle and pistol), and Army Phisical Test (APT) scores. The research presents how the BES relates positively to the Cadets' performance in the activities, correlating the variables that make up each individual's BES, analyzing the scales, and observing the results obtained. The result made it possible to conclude that the theme is important for future officers, since the data shows that increased levels of psychological variables are related to a large part of the individual performance variables. Therefore, this study demonstrates that by adapting a tool to monitor and stimulate the cadets' levels of subjective well-being, it would be possible to improve the performance of these militaries even during their training, and bring benefits to their mental health in the long term.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBem-estar subjetivopt_BR
dc.subjectSatisfação com a vidapt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectAfetos positivos e negativospt_BR
dc.titleA correlação entre bem estar subjetivo e o desempenho dos cadetes nas atividades acadêmicas e militarespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Júlia Strieder Dotto.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.