Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13000
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Sóstenes Alberto da-
dc.contributor.advisorSilva, Kleger Luz da-
dc.contributor.advisorSilva, Luiz Felipe Pessanha da-
dc.contributor.authorCampos, Gustavo dos Santos Vieira de-
dc.date.accessioned2023-12-26T11:37:44Z-
dc.date.available2023-12-26T11:37:44Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13000-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Infantaria. Academia Militar das Agulhas Negras de 2023.pt_BR
dc.description.abstractEstoicismo, tenacidade e obstinação são atributos de um infante. São virtudes especialmente desenvolvidas no decorrer dos anos de formação dos militares de carreira da Arma de Infantaria na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) do Exército Brasileiro. Assim sendo, este trabalho apresenta como tema a importância do estoicismo no desenvolvimento do autocontrole dos cadetes de infantaria ao longo de sua formação militar. O objetivo geral consiste em compreender como a corrente filosófica estoica, suas características, fundamentos e princípios, pode auxiliar os cadetes de infantaria a lidar com situações desafiadoras, controlar suas emoções, tomar decisões conscientes e alcançar um melhor desempenho, tanto em aspectos físicos quanto psicológicos. No decurso de sua formação, o cadete de infantaria é obrigado a superar diversos obstáculos que lhes são impostos com o intuito de testar a sua capacidade de raciocinar e executar suas tarefas em ambientes onde o desconforto e o estresse estão sempre presentes. Logo, a presente pesquisa se justifica pela necessidade de compreender a importância do autocontrole e do domínio emocional na formação dos cadetes de infantaria do Exército Brasileiro. Durante suas atividades de campo, como patrulhas de combate, marchas e adestramentos, os cadetes enfrentam constantemente fatores estressantes que exigem uma resposta adequada e controlada. O desenvolvimento dessas habilidades é fundamental para que os cadetes se tornem oficiais combatentes capazes de tomar decisões conscientes, lidar com pressões e adversidades, e manter um estado de espírito inabalável. Diante desse contexto, torna-se relevante explorar a filosofia estoica como uma ferramenta para o desenvolvimento do autocontrole. Os ideais estoicos, como a aceitação do que está além do controle e o foco no que pode ser influenciado, oferecem uma abordagem resiliente e consciente diante dos desafios enfrentados pelos cadetes. Ao adotarem essas técnicas de autocontrole, os cadetes poderão lidar de forma mais eficaz com os fatores estressores da formação, maximizando seu desempenho físico e psicológico Apesar dessa necessidade ser atual e presente na vida desses cadetes, havia os filósofos estoicos, que já refletiam sobre como abordar as dificuldades da vida da maneira mais correta possível. Com suas teorias, os estoicos buscavam pôr, em prática, uma vida em que os problemas fossem corretamente abordados, de modo a manter seu estado de espírito inabalável. A metodologia adotada para a realização deste estudo é de natureza qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica e exploratória. Nesse sentido, serão utilizadas fontes de literatura relevantes e confiáveis relacionadas ao tema em questão e a coleta de dados ocorrerá por meio de aplicação de questionário. Os resultados dessa pesquisa envolvem identificar se a filosofia estoica é de conhecimento dos cadetes, até que ponto as técnicas de autocontrole são importantes para a formação do combatente de infantaria e se são aplicáveis, os fatores estressores, entre outros. De acordo com os resultados obtidos, percebeu-se que a filosofia estoica, como ferramenta de autocontrole na formação do cadete de infantaria, pode ter impactos positivos, mas a atenção a essas ferramentas precisa ser ampliada na formação dos futuros oficiais da AMAN. ________________________________________________________________________________________ Stoicism, tenacity and obstinacy are attributes of an infant. They are virtues especially developed during the years of training of the career military of the Infantry Weapon at the Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) of the Brazilian Army. Therefore, this work presents as a theme the importance of stoicism in the development of self-control of infantry cadets during their military training. The general objective is to understand how the Stoic philosophical current, its characteristics, foundations and principles, can help infantry cadets to deal with challenging situations, control their emotions, make conscious decisions and achieve better performance, both in physical and psychological aspects. During their training, the infantry cadet is forced to overcome several obstacles imposed on them in order to test their ability to reason and perform their tasks in environments where discomfort and stress are always present. Therefore, this research is justified by the need to understand the importance of self control and emotional mastery in the training of infantry cadets of the Brazilian Army. During their field activities, such as combat patrols, marches and training, cadets are constantly faced with stressors that require an adequate and controlled response. Developing these skills is critical for cadets to become combat officers capable of making informed decisions, dealing with pressure and adversity, and maintaining an unwavering frame of mind. Given this context, it becomes relevant to explore Stoic philosophy as a tool for the development of self-control. Stoic principles, such as accepting what is beyond control and focusing on what can be influenced, offer a resilient and mindful approach to the challenges faced by cadets. By adopting these self-control techniques, cadets will be able to deal more effectively with the stressors of training, maximizing their physical and psychological performance. approach life's difficulties as correctly as possible. With their theories, the Stoics sought to put into practice a life in which problems were correctly addressed, in order to maintain their unshakable state of mind. The methodology adopted for carrying out this study is of a qualitative nature, based on bibliographical and exploratory research. In this sense, relevant and reliable literature sources related to the topic in question will be used and data collection will occur through the application of a questionnaire. The results of this research involve identifying whether the Stoic philosophy is known to the cadets, to what extent self-control techniques are important for the formation of infantry fighters and if they are applicable, the stressors, among others. According to the results obtained, it was noticed that the Stoic philosophy, as a tool of self-control in the training of infantry cadets, can have positive impacts, but attention to these tools needs to be expanded in the training of future AMAN officers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAutocontrolept_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEstoicismopt_BR
dc.subjectCadete de infantariapt_BR
dc.titleA filosofia estoica como ferramenta de autocontrole para o cadete de infantariapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
9732 Gustavo dos Santos Vieira de Campos.pdf15,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.