Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12988
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFranco, Arthur Robertson-
dc.contributor.advisorLousada, Wellington Sila-
dc.contributor.advisorSperotto, Rafael Genaio-
dc.contributor.authorCorrêa, Douglas Gomes-
dc.date.accessioned2023-12-26T11:34:56Z-
dc.date.available2023-12-26T11:34:56Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12988-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Infantaria. Academia Militar das Agulhas Negras de 2023.pt_BR
dc.description.abstractLiderança é a atividade de influenciar pessoas, fornecendo propósito, direção e motivação para cumprir a missão e melhorar a organização. No centro da missão de liderança militar está a tarefa de influenciar o pensamento, o planejamento e o combate dos outros. O modelo para medir a inteligência emocional, introduzido por Goleman e expandido por Goleman e Richard Boyatzis, concentra-se em uma série de competências que impulsionam o desempenho da li derança. Diante da premissa de que a inteligência emocional promove o desempenho da lide rança, optou-se por realizar um estudo que teve por objetivo analisar como a inteligência emocional desenvolve a liderança e de que forma a AMAN propicia ao futuro oficial de In fantaria o desenvolvimento da inteligência emocional. Para o desenvolvimento deste estudo foi utilizada a pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa, bem como foi realizado um estudo de campo com 72 cadetes do curso de formação da AMAN de Infantaria. Por fim, chegou-se à conclusão de queé necessário compreender a inteligência emocional, uma vez que os militares que a desenvolvem possuem mais facilidade de identificar as necessidades e desejos daqueles que pretendem treinar e auxiliar,sendo esta fator predominante no processo de desenvolvimento da liderança. ______________________________________________________________________________________ Leadership is the activity of influencing people by providing purpose, direction, and motivation to accomplish the mission and improve the organization. At the heart of military leadership's mission is the task of influencing the thinking, planning, and warfare of others. The model for measuring emotional intelligence, introduced by Goleman and expanded by Goleman and Richard Boyatzis, focuses on a range of competencies that drive leadership performance. Given the premise that emotional intelligence promotes leadership performance, itwas decided to carry out a study that aims to analyze how emotional intelligence develops leadership and how AMAN provides future Infantry officers with the development of emotional intelligence. For the development of this study, qualitative bibliographical research wasused, as well as a field study with 72 cadets from the AMAN Infantry training course. Finally, we reach the conclusion that it is necessary to understand emotional intelligence, since military personnel who develop it have an easier time identifying the needs and desires of those they wish to train and assist, this being a predominant factor in the leadership development process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectFormação na AMANpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da liderançapt_BR
dc.subjectAMANpt_BR
dc.titleA inteligência emocional ao longo da formação na AMAN para o desenvolvimento de liderança no futuro oficial de infantariapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
9666 Douglas Gomes Corrêa.pdf3,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.