Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12929
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Vitor Cibien de-
dc.contributor.advisorRodrigues, Guilherme Winstonda Silveira-
dc.contributor.advisorCasara, Lucas Buske-
dc.contributor.authorGomides, Éric Luiz Morais-
dc.date.accessioned2023-12-21T14:51:53Z-
dc.date.available2023-12-21T14:51:53Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12929-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Infantaria. Academia Militar das Agulhas Negras de 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por finalidade analisar a relação motivação e desempenho dos cadetes do 4º ano do curso de infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras do ano de 2023 em sua formação acadêmica e técnico-profissional. Com base na Teoria das Necessidades Adquiridas de McClelland e na Teoria das Expectativas de Victor Vroom, foram identificadas causas que alterem o nível motivacional dos cadetes. Os resultados deste estudo de caso foram obtidos através de questionário composto de uma abordagem mista de perguntas abertas e fechadas que tinham como finalidade obter dados a respeito da evolução motivacional e sua influência no desempenho dos futuros oficiais de infantaria. A análise dos dados é principalmente subjetiva e tenta compreender como um fenômeno interior do indivíduo tem reflexos nos padrões coletivos. Ao final foi observado que a Estabilidade (Profissional e Financeira), a possibilidade de liderar e também comandar proporcionadas pela carreira militar são fatores destacados como muito motivacionais, contudo os resultados da pesquisa também apontam que os cadetes apresentam oscilações em sua motivação demonstrando que existem consequências negativas no desempenho dos cadetes na formação acadêmica e técnico-profissional. ________________________________________________________________________________ This work aims to analyze the relationship between motivation and performance of the 4th-year cadets of the infantry course at the Military Academy of Agulhas Negras in the year 2023, in their academic and technical-professional training. Based on McClelland's Acquired Needs Theory and Victor Vroom's Expectancy Theory, causes that affect the motivational level of cadets were identified. The results of this case study were obtained through a questionnaire consisting of a mixed approach of open-ended and closed questions, which aimed to gather data regarding motivational evolution and its influence on the performance of future infantry officers. The data analysis is primarily subjective and seeks to understand how an individual's internal phenomenon reflects in collective patterns. In conclusion, it was observed that Stability (Professional and Financial), the opportunity to lead and command provided by a military career are factors highlighted as highly motivational. However, the research results also indicate that cadets exhibit fluctuations in their level of motivation, demonstrating negative consequences on their academic and technical-professional formation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectFormação militarpt_BR
dc.subjectAMANpt_BR
dc.titleAs principais motivações e suas consequências na formação acadêmica e técnico-profissional do cadete no curso de infantariapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
9230 Éric Luiz Morais Gomides.pdf2,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.