Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12913
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Minardi, Ricardo Duque | - |
dc.contributor.advisor | Cruz Junior, José Benedito | - |
dc.contributor.advisor | Balbi, Renato Augusto de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Lopes, Gustavo Mota Cordoba | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-21T14:50:16Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T14:50:16Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12913 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Infantaria. Academia Militar das Agulhas Negras de 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por finalidade analisar a contribuição da Missão Militar Francesa no Brasil para a melhoria na formação do aluno da Escola Militar do Realengo, visando entender uma parte do processo da evolução do ensino militar. Em 1913, foi fundada a Escola Militar do Realengo, visando centralizar a formação dos oficiais do Exército Brasileiro, que ocorriam em diversas escolas espalhadas pelo território nacional. Nessa mesma época, no início do século XX, o Exército percebeu a necessidade de melhorias na formação do futuro oficial, tendo em vista que a formação focava mais no ensino teórico e acadêmico do que na prática e na atividade fim dos futuros comandantes de fração. O estopim para essas mudanças foi a Primeira Guerra Mundial, e a entrada do Brasil nesse conflito em 1917, elevando a defesa nacional como assunto a chave e valorizando o Exército Brasileiro. Para a realização dessas mudanças, foi implantada a chamada “missão indígena”, em 1918, que consistia na inserção de oficiais que haviam estagiado por 2 anos na Alemanha como instrutores da EMR. Esses oficiais, denominados jovens turcos, passaram a difundir uma mentalidade de instrução que focava muito mais na prática em contraste com o ensino acadêmico, visando formar militares estritamente capacitados a agir em combate. Porém, com a eclosão dos acontecimentos ocorridos em 5 de julho de 1922, que envolveu a EMR e os jovens turcos, esses oficiais foram afastados, marcando o fim da “missão indígena”. Esse afastamento deu espaço para que a Missão Militar Francesa no Brasil, missão estrangeira no Exército Brasileiro que já estava sendo cogitada, pudesse interferir na EMR e realizasse diversas mudanças no ensino. Essas mudanças buscaram a harmonia entre o ensino prático e teórico e reverberam até os dias de hoje _____________________________________________________________________________________. The present work aims to analyze the contribution of the French Military Mission in Brazil to the improvement in the training of students at the Military School of Realengo, in order to understand part of the process of evolution of military education. In 1913, the Military School of Realengo was founded, aiming to centralize the training of Brazilian Army officers, which took place in several schools spread throughout the national territory. At the same time, at the beginning of the 20th century, the Army realized the need for improvements in the training of future officers, given that training focused more on theoretical and academic teaching than on practice and the core activity of future exchange commanders. The trigger for these changes was the First World War, and Brazil's entry into this conflict in 1917, raising national defense as a key issue and valuing the Brazilian Army. To complete these changes, the so-called “Indigenous Mission” was implemented in 1918, which consisted of enrolling officers who were trained for 2 years in Germany as EMR instructors. These officers, called Young Turks, began to spread a teaching maternity that focused much more on practice in contrast to school teaching, guiding military trainees to act in combat. However, with the outbreak of events on July 5, 1922, which involved the EMR and the Young Turks, these officers were remote, marking the end of the “indigenous mission”. This departure gave space for the French Military Mission in Brazil, a foreign mission in the Brazilian Army that was already being considered, to interfere in the EMR and make several changes in teaching. These changes sought harmony between practical and theoretical teaching and reverberated to the present day. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Escola militar do Realengo | pt_BR |
dc.subject | Missão militar francesa no Brasil | pt_BR |
dc.subject | Ensino militar | pt_BR |
dc.subject | Exército Brasileiro | pt_BR |
dc.title | A evolução do ensino na escola militar do Realengo durante a missão militar francesa no Brasil | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
9082 Gustavo Mota Cordoba Lopes.pdf | 896,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.