Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12886
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartini, Julio Cesar-
dc.contributor.authorSantos, Renan Andrade dos-
dc.date.accessioned2023-11-30T17:51:21Z-
dc.date.available2023-11-30T17:51:21Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSANTOS, Renan Andrade dos. Educação assistida por tecnologias digitais: uma proposta adequada à educação militar na linha bélica. 2022. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12886-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentado à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista.pt_BR
dc.description.abstractÉ perceptível que o mundo vem passando por transformações tecnológicas com o advento da Educação Assistida por Tecnologias Digitais. Nesse sentido, a sociedade para se moldar a essa nova realidade vem buscando uma quebra de paradigmas em relação a educação, uma vez que as informações, que antes transmitidas de forma direta professor-aluno, hoje estão difundidas e de fácil acesso. Justamente por esse motivo a Educação assistida por tecnologias digitais vem com o intuito de atender a essas novas demandas. Dessa mesma forma podemos trazer esse conceito para dentro dos meios militares. Com isso se faz necessário não só uma mudança de metodologia de ensino, mas também uma mudança de toda a infraestrutura relacionada à Educação assistida por tecnologias digitais como, ambientes configuráveis baseados na ciberarquitetura, bom nível de conectividade digital, disponibilidade de redes elétrica e de dados, etc. para que os discentes tenham uma completa imersão no ambiente tecnológico. Considerando esse cenário, o presente trabalho teve por objetivo conceituar Educação assistida por tecnologias digitais e realizar uma breve explanação de como esse conceito surgiu e propor uma adequação a educação militar na área bélica, à constante evolução dos meios tecnológicos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de levantamento bibliográfico e a aplicação de um questionário que visou levantar informações sobre a percepção dos militares da arma de Artilharia sobre o ensino a distância oferecido no CAO 1° ano. Diante dos resultados obtidos, concluiu-se que ensino à distância possui diversas vantagens em relação ao ensino presencial que auxiliam os militares na sua formação e no preparo para a fase presencial do CAO. No entanto, verifica-se ainda, diante da constante evolução tecnológica, que há algumas melhorias que poderiam ainda ser implantadaspt_BR
dc.description.abstractIt is noticeable that the world has been going through technological transformations with the advent of Education assisted by digital technologies. In this sense, society, in order to adapt to this new reality, has been looking for a paradigm shift in relation to education, since information, which was previously transmitted directly from teacher to student, is now widespread and easily accessible. Precisely for this reason, Education assisted by digital technologies comes with the aim for these new demands. In the same way, we can bring this concept into the military. It is necessary not only a change in teaching methodology, but also a change in the entire infrastructure related to Education assisted by digital technologies such as configurable environments based on cyberarchitecture, good level of digital connectivity and availability of electrical and data networks. so that students have a complete immersion in the technological environment. Considering this scenario, the present work aimed to conceptualize Education assisted by digital technologies and provide a brief explanation of how this concept emerged and propose an adaptation to military education in the war area, to the constant evolution of technological means. For that, a bibliographic survey was carried out and a questionnaire was applied that aimed to gather information about the perception of the military of the Artillery on the distance learning offered in the Captain career course 1st year. In view from results obtained, it was concluded that distance learning has several advantages over face-to-face education that help the military in their training and preparation for the the Captain career course 2st year. However, it appears in the face of constant technological evolution, that there are some improvements that could still be implemented.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação militarpt_BR
dc.subjectExércitopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleEducação assistida por tecnologias digitais : uma proposta adequada à educação militar na linha bélicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Cap_Andrade Santos.pdf693,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.