Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12846
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorIlha, Fabrício de Santa Helena-
dc.contributor.advisorFreire, Augusto César Magalhães-
dc.contributor.advisorVilla Nova, Eliel Gonçalves-
dc.contributor.authorBotura, Eliseu Righetti-
dc.date.accessioned2023-11-29T14:49:03Z-
dc.date.available2023-11-29T14:49:03Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12846-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Engenharia. Academia Militar das Agulhas Negras de 2023.pt_BR
dc.description.abstractDurante toda a formação dos Oficiais da Linha de Ensino Militar Bélica na Academia Militar das Agulhas Negras, os cadetes são expostos a atividades de alta carga estressora, sejam atividades de campanha no terreno, provas intelectuais, físicas e psicomotoras ou, até mesmo, a própria rotina acadêmica. Tais atividades têm por objetivo forjar a capacidade de decisão e gerencia de atividades em momentos reais de crise e grande estresse, porém, algumas vezes, os cadetes apresentam dificuldades de gerenciar todo esse estresse e recorrem a estratégias de coping mal adaptativo, sendo a mais comum, o consumismo. Dentro desse contexto, o objetivo deste trabalho é verificar o impacto do estresse gerado pelo ambiente acadêmico na gestão financeira dos cadetes. Além disso, essa pesquisa busca levantar a necessidade da educação financeira em sinergia com o equilíbrio emocional frente a possíveis fontes de estresse e problemas cotidianos. A fim de atingir esse objetivo foi realizada uma pesquisa de campo com intuito de coletar dados referentes as principais fontes de estresse no ambiente acadêmico, os principais gastos dos cadetes, os sentimentos desencadeados por esses gastos e o nível de conhecimento sobre educação financeira dos cadetes. A partir dos dados coletados foi feita uma análise que possibilitou perceber que o cadete se sente sob constante estresse quando inserido no ambiente acadêmico. Também foi levantado que o consumismo é tido como uma das principais estratégias de coping, e que o nível de conhecimento financeiro dos cadetes é baixo. Desta maneira, concluiu-se que o cadete se utiliza do consumismo como meio de amenizar o estresse experimentado no âmbito acadêmico, principalmente por possuir pouco conhecimento de como gerir seus recursos de maneira eficiente. Por fim, foi possível apontar a necessidade de uma maior carga horária de educação financeira e um melhor acompanhamento psicológico para o cadete. ______________________________________________________________________________________ During the entire formation of Officers of the Military Warfare Education Line at the Academia Militar das Agulhas Negras, cadets are exposed to high stress activities, such as field campaign activities, intellectual, physical and psychomotor tests or even the academic routine itself. Such activities are intended to forge the ability to make decisions and manage activities in real moments of crisis and great stress, but sometimes cadets have difficulties in managing all this stress and resort to maladaptive coping strategies, the most common of which is consumerism. Within this context, the objective of this work is to verify the impact of the stress generated by the academic environment on the cadets' financial management. In addition, this research seeks to raise the need for financial education in synergy with the emotional balance against possible sources of stress and daily problems. In order to achieve this goal, a field research was conducted in order to collect data regarding the main sources of stress in the academic environment, the cadets' main expenses, the feelings triggered by these expenses and the cadets' level of knowledge about financial education. From the data collected, an analysis was made that allowed us to realize that the cadet feels under constant stress when inserted into the academic environment. It was also found that consumerism is considered as one of the main coping strategies, and that the cadets' level of financial knowledge is low. Therefore, it was concluded that the cadets use consumerism as a way to mitigate the stress experienced in the academic environment, mainly because they have little knowledge of how to manage their resources efficiently. Finally, it was possible to point out the need for a greater number of hours of financial education and a better psychological support for the cadets.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFatores estressorespt_BR
dc.subjectCoping.pt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectCadetept_BR
dc.titleO impacto do estresse da vida acadêmica, dos cadetes do 2°, 3° e 4° anos em 2023, na gestão financeira dos respectivos militarespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eliseu Righetti Botura.pdf8,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.