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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRoesler, Rafael-
dc.contributor.advisorAguiar, Luan Lisbôa de-
dc.contributor.advisorRocha, Ivo Luís da Silva-
dc.contributor.authorAmaro, Cássia Eduarda Drosdoski-
dc.date.accessioned2023-11-29T14:41:49Z-
dc.date.available2023-11-29T14:41:49Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12815-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Material Bélico. Academia Militar das Agulhas Negras de 2023.pt_BR
dc.description.abstractO uso da propaganda como recurso de manipulação e convencimento é um instrumento que foi utilizado em diversos momentos da História, mas seu maior destaque ocorreu no período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A importância desses métodos é tão grande, que ecoa até os dias de hoje, em que os mesmos princípios e técnicas são utilizados. O objetivo desse trabalho foi analisar as propagandas veiculadas internamente pelos Estados Unidos da América e pela Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Foram analisados dois filmes norte americanos (“O Soldado Negro” e “Campos de Concentração Nazistas”) e dois filmes alemães (“Olympia – Parte 1: Festa das Nações” e “O Eterno Judeu”), além de cinco panfletos veiculados por eles. A análise foi feita à luz dos conceitos de Operações Psicológicas, mais especificamente por meio da definição de propaganda branca. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, tendo em vista que foram pesquisados conceitos em manuais, doutrinas, trabalhos de dissertação anteriores e livros de história. A conclusão a que este trabalho chegou foi a de que as propagandas veiculadas tiveram grande eficácia, pois alcançaram os seus objetivos, conquistando o apoio da população para seus propósitos. _____________________________________________________________________________________ The use of propaganda as a resource of manipulation and convincing is a instrument used in several moments in History, but the major emphasis ocurred during the Second Wordl War (1939-1945). The significance os these methods are so substancial that echoes until today, as it is still used the same principles and techniques. The objective of this final paper was to analyze the propagandas dissiminated internally in the United States of America and in Germany during the World War II. It was analyzed two North American movies (“The Negro Soldier” and “The Concentration Camps”) and two German movies (“Olympia – Part 1: Festival of the Nations” and “The Eternal Jew”), besides five posters distributed by each of them. The analysis was made using the concepts of Psychological Operations, more specifically through the deifinition of white propaganda. The methodology present in this paper is the bibliographical research, considering that the concepts are from manuals, doctrine, dissertation and history books. The conclusion is that the disclosed propagandas had great effectiveness, because they conquered the goals, winning the population‟s support.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSegunda Guerra Mundialpt_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectAlemanhapt_BR
dc.subjectOperações psicológicaspt_BR
dc.titleO emprego da propaganda na motivação do público interno norte-americano e alemão na Segunda Guerra Mundiapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
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