Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12806
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMotta, Douglas Silva da-
dc.contributor.advisorOwerney, Rodrigo Félix-
dc.contributor.advisorPereira, Daniel do Amaral-
dc.contributor.authorSantos, Luiz Otávio Martins-
dc.date.accessioned2023-11-29T14:40:10Z-
dc.date.available2023-11-29T14:40:10Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12806-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Comunicações. Academia Militar das Agulhas Negras de 2023.pt_BR
dc.description.abstractAs comunicações tem um efeito poderoso nas batalhas, o que não é de hoje, o trabalho a seguir teve como objetivo entender o papel e a importância das comunicações nas batalhas e campanhas nas diversas formas que ela se apresenta, mais precisamente, na época final da republica romana, usando três sociedades totalmente diferentes, romanos, gauleses e persas e analisando tanto seus meios mais comuns de comunicação, suas estruturas, táticas e até mesmo sua cultura. Pois o estudo das comunicações do passado nos ajuda a entender seu funcionamento e melhor utiliza-la no presente. O estudo começa pela análise dos meios de comunicações, os quais os principais são o mensageiro, acústico e visual, estando o meio visual presente tanto nos símbolos carregados pela tropa quanto nos uniformes e armamentos logo em seguida vemos as estruturas dos exércitos que também se mostraram importantes, pois de acordo com sua estrutura e organização, o fluxo de informação fluía de forma a contribuir para a velocidade das ações dos exércitos e a liderança exercida na tropa, afetando diretamente sua eficiência. Analisando as Batalhas da antiguidade foi visto que as comunicações tem um papel crucial nas mesmas, pois afetavam diretamente a moral dos homens e a quantidade de homens disponíveis para lutar, além de outros fatores também extremamente importantes. _________________________________________________________________________________ Communications have a powerful effect in battles, which is not new, the following work aimed to understand the role and importance of communications in battles and campaigns in the different ways that it presents itself, more precisely, in the final era of roman republic, using three totally different societies, Romans, Gauls and Persians and analyzing both their most common means of communication, their structures, tactics and even their culture. For the study of past communications helps us to understand how it works and to better use it in the present. The study begins with the analysis of the means of communication, which the main ones are the messenger, acoustic and visual, with the visual medium being present both in the symbols carried by the troop and in the uniforms and weapons. important, because according to its structure and organization, the flow of information flowed in such a way as to contribute to the speed of the armies' actions and the leadership exercised in the troop, directly affecting its efficiency. Analyzing the Battles of antiquity, it was seen that communications played a crucial role in them, as they directly affected the morale of men and the number of men available to fight, in addition to other extremely important factors.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComunicaçõespt_BR
dc.subjectRomanospt_BR
dc.subjectHistória militarpt_BR
dc.subjectGaulesespt_BR
dc.titleAs comunicações em batalhas na época do final de República Romana (107AC 27 AC)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luiz Otávio Martins Santos.pdf2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.