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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, : Pâmella Crispi-
dc.contributor.advisorPaula Junior, Ernesto Sávio de-
dc.contributor.advisorMartins, Dilson Amadem Neves-
dc.contributor.authorSousa, Arthur Andrade-
dc.date.accessioned2023-11-29T14:31:56Z-
dc.date.available2023-11-29T14:31:56Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12796-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Artilharia. Academia Militar das Agulhas Negras de 2023.pt_BR
dc.description.abstractNa sua busca constante de atualizar seus meios doutrinários e de fornecer a melhor formação para o futuro oficial do Exército Brasileiro, a Academia Militar das Agulhas Negras resgatou em sua grade curricular, no ano de 2021, instruções de Combate Corpo a Corpo para os cadetes do 4° ano de formação. Tal decisão visou o adestramento nesse meio de menor letalidade, fornecendo ao líder militar conhecimentos, ainda que mínimos, da defesa desarmada. Com objetivo de avaliar a qualidade do programa reimplantado, evidenciando seus acertos e falhas, esta monografia compara o modelo brasileiro com os sistemas utilizados por países selecionados devido a sua maior experiência e renome mundial. A partir da análise documental e bibliográfica, evidenciou-se as principais diferenças e semelhanças entre os métodos aplicados na doutrina de lutas das Forças Armadas estrangeiras e o atual modelo utilizado pelo Exército Brasileiro, principalmente pelo estudo do manual de lutas mais recente, elencando também fatores importantes fornecidos pela eficaz instrução de artes marciais. Com os dados colhidos, constatou-se que a falta de um centro regulador, no âmbito do Exército Brasileiro, capaz de ditar a doutrina de lutas da Força, a ausência de instrutores especializados, sejam eles militares ou civis, para o ensino na referida escola de formação, além de pouco investimento em materiais ou local adequados para as instruções, bem como falhas no planejamento de carga horária, constituem como os principais problemas para o aprimoramento do programa. Destacou-se ainda que não possuir uma Seção ou subseção dedicada exclusivamente para o ensino de Combate Corpo a Corpo dentro da Academia, também se compõe como um obstáculo a eficaz formação do militar em artes marciais. Também se percebeu que o retorno das instruções de lutas ocorreu de forma incipiente, cujas falhas não garantem uma eficiente habilitação ao futuro oficial seja para ensinar nos Corpos de Tropa, seja para sua utilização nas diversas missões em que seu uso se faça necessário. Como forma de aprimorar o atual modelo, esta pesquisa propôs sugestões e estratégias para o aprimoramento do ensino de lutas na Academia Militar das Agulhas e, se possível, em outras Organizações do Exército Brasileiro. ___________________________________________________________________________________ In your constant quest to update your doctrine and provide the best graduation for the future officer of the Brazilian Army, the Academia Militar das Agulhas Negras reintroduced in your curriculum, in 2021, Hand-to-Hand Combat instructions for the 4th year cadets. This decision aimed to give training in this less lethal way of fighting, providing the military leader with knowledge, albeit minimal, of unarmed defense. With the goal of analyse the quality of the reimplemented program, highlighting its successes and failures, this monograph compares the Brazilian model with the systems used by selected countries due to their greater experience and world renown. With documental and bibliographical analysis, the main differences and similarities between the methods applied in the fighting doctrine of the foreign Armed Forces and the current model used by the Brazilian Army were evidenced, mostly by studying the most recent hand to hand combat manual and by listing factors benefits provided by effective martial arts instruction. With the data collected, it was found that the lack of a regulatory center, within the Brazilian Army, capable of dictating the fighting doctrine of this Armed Force, the absence of specialized instructors, whether military or civilian, for teaching in the mentioned training school, in addition to little investment in materials or adequate location for instructions, as well as flaws in the workload planning, constitute the main problems for the improvement of the program. It was also highlighted that not having a Section or subsection dedicated exclusively to Hand-to-Hand Combat teaching within the Academy, also constitutes an obstacle to the effective training of the military in martial arts. It was also noticed that the return of combat instructions wasflwaled, whose failures do not guarantee an efficient qualification for the future officer, either to teach in the Troop Corps, or for its use in the various missions in which its use may be necessary. As a way to improve the current model, this research proposed suggestions and strategies to improve the fighting techings at the Academia Militar das Agulhas and, if possible, in other Organizations of the Brazilian Army.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCombate corpo a corpopt_BR
dc.subjectLutas instruçãopt_BR
dc.subjectProgramaspt_BR
dc.subjectMétodospt_BR
dc.titleComparação do ensino de lutas da AMAN com o modelo Americano, Russo, Indiano e Israelensept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS

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