Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12792
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCastro Júnior, Albano de-
dc.contributor.authorCaferati, Lucas Posser-
dc.date.accessioned2023-11-29T14:27:26Z-
dc.date.available2023-11-29T14:27:26Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCAFERATI, Lucas Posser. Viabilidade do ensino híbrido: um estudo sobre o uso de videoaulas integradas ao plano de disciplinas em instituição de ensino militar. 2022. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de De Aperfeiçoamento de Oficiais, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12792-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentado à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista.pt_BR
dc.description.abstractO Manual do Instrutor (T21-250) data de 1997, sendo a mais importante referência para o Ensino no Exército Brasileiro. Esse fato já demonstra o quanto a atualização de práticas pedagógicas, que sigam metodologias ativas da aprendizagem, está defasada. Por isso, o Ensino por Competências, o Ensino Híbrido e a Sala de Aula Invertida têm ganhado relevância e espaço tanto em Estabelecimento de Ensino civis quanto militares. O presente trabalho se propõe a estudar a viabilidade do Ensino Híbrido com o uso de videoaulas integradas ao Plano de Disciplinas tendo como universo de pesquisa o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre, uma vez que este EE tem bagagem destacada no assunto. Desde 2017 são utilizadas videoaulas que foram sendo aperfeiçoadas com o passar dos anos, até 2021. Contudo, a utilização destas videoaulas não tem sido sistematizada e, portanto, não há a verificação de suas possibilidades e limitações, bem como não há a documentação e criação de memória de todo o aprendizado e experiência colhidos sobre o tema. Por meio do acompanhamento dos discentes deste EE, será feita a integração do Ensino Híbrido com o Quadro de Trabalho Semanal dos alunos, isso propiciará a modificação do Plano de Disciplinas e, assim, será um estudo de caso que poderá beneficiar outros Estabelecimentos de Ensino do Exército Brasileiro.pt_BR
dc.description.abstractThe Instructor's Manual (T21-250) dates from 1997, it is the most important reference for Teaching in the Brazilian Army. This fact already demonstrates how outdated the updating of pedagogical practices that follow active learning methodologies is. Therefore, Teaching by skills, Teaching H and the Inverted Learning Room have gained space for the Military Teaching Establishment. The present work is planned to study the feasibility of Hybrid Teaching with the use of integrated video classes having as a Plan for the Preparation of Officers of Porto Alegre, since this EE has outstanding background on the subject. Since 2017, videos have been used that have been improved over the years, however, the use of these videos has not been systematized in 2021 and, therefore, there is no selection of their possibilities and protection, however, as there is no documentation and creation. memory of all the learning and experiences gathered on the subject. Through the monitoring of the students of this EE, the integration of Blended Learning with the Students' Weekly Work Framework will be carried out, this will allow for the modification of the Subject Plan and, thus, it will be a case study that can benefit other Teaching Establishments of the Teaching Brazilian Army.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino Híbridopt_BR
dc.subjectVideoaulaspt_BR
dc.subjectPlano de Disciplinaspt_BR
dc.titleViabilidade do ensino híbrido : um estudo sobre o uso de videoaulas integradas ao plano de disciplinas em instituição de ensino militarpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Cap_Caferati.pdf3,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.