Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12739
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRamos, Rafael de Oliveira-
dc.contributor.authorPimentel, Diogo Peres-
dc.date.accessioned2023-11-29T13:23:24Z-
dc.date.available2023-11-29T13:23:24Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationPIMENTEL, Diogo Peres. Metodologias ativas no curso de aperfeiçoamento de oficiais. 2022. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12739-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentado à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista.pt_BR
dc.description.abstractCom a evolução da era digital houve impactantes alterações na rotina que abrange todo o espectro das relações humanas, diante desse avanço, a educação, como um dos pilares que conduzem os rumos da humanidade, não permaneceu estagnada. Os ambientes escolares representam a face ostensiva de tais mudanças. O largo emprego de recursos de tecnologias da informação, tais quais: projetores multimídia, notebooks, celulares, tablets e lousas interativas, são claros exemplos de que a tecnologia ingressou no mundo do ensino, de modo irreversível, propiciando sua função precípua: a interação. Se antes o instruendo era sujeito passivo no ambiente de ensino, sendo o professor o único responsável pela difusão do conhecimento, hoje, o aluno faz parte da construção do saber, exercendo papel ativo no processo ensino-aprendizagem. A sala de aula atual é baseada no uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem (MAA). Perante o exposto, esta pesquisa trata dos benefícios do emprego de técnicas que compõem as Metodologias Ativas utilizadas no processo de ensino aprendizagem do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) do Exército Brasileiro. O objetivo desta pesquisa foi o de apresentar as Metodologias Ativas já praticadas no CAO, evidenciando seus aspectos positivos e explanar sobre um estudo do grau de conhecimento por parte dos ex-discentes da arma de Infantaria do CAO da EsAO dos anos de 2019, 2020 e 2021, verificando se o emprego das Metodologias Ativas nas atividades de ensino está ocorrendo conforme a reformulação do sistema de Ensino do Exército Brasileiro. O método utilizado foi uma pesquisa científica realizada a partir da análise de obras literárias cuja temática principal sejam as Metodologias Ativas, com obtenção de dados por meio de instrumentos como pesquisas, entrevistas e formulários. Assim, buscou-se elucidar, por meio da análise dos resultados, o grau de conhecimento dos ex-discentes, corroborando com as melhorias do processo de Ensino do Exército Brasileiro.pt_BR
dc.description.abstractWith the evolution of the digital age, there were impacting changes in the routine that covers the entire spectrum of human relationships, in the face of this advance, education, as one of the pillars that guide the directions of humanity, did not remain stagnant. School environments represent the ostensible face of such changes. The wide use of information technology resources, such as: multimedia projectors, notebooks, cell phones, tablets and interactive whiteboards, are clear examples that technology has entered the world of teaching, in an irreversible way, providing its main function: interaction. If before, the student was a passive subject in the teaching environment, with the teacher being the only responsible for the dissemination of knowledge, today, the student is part of the construction of knowledge, playing an active role in the teaching-learning process. The current classroom is based on the use of Active Learning Methodologies (AAM). In view of the above, this research deals with the benefits of employing techniques that make up the Active Methodologies used in the teaching-learning process of the Officers Improvement Course (CAO) of the Brazilian Army's School for the Improvement of Officers (EsAO). The objective of this research was to present the Active Methodologies already practiced at CAO, highlighting their positive aspects and explain about a study of the degree of knowledge on the part of former students of the CAO Infantry weapon of EsAO in the years 2019, 2020 and 2021, verifying whether the use of Active Methodologies in teaching activities is taking place according to the reformulation of the Brazilian Army Teaching system. The method used was a scientific research carried out from the analysis of literary works whose main theme is Active Methodologies, with data collection through instruments such as surveys, interviews and forms. Thus, we sought to elucidate, through the analysis of the results, the degree of knowledge of former students, corroborating the improvements in the teaching process of the Brazilian Army.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectEnsino militarpt_BR
dc.titleMetodologias ativas no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiaispt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Cap Pimentel.pdf863,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.