Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12719
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ramos, Rafael de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Silva, Marcus Vinícius Ribeiro da | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-27T17:53:19Z | - |
dc.date.available | 2023-11-27T17:53:19Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Marcus Vinícius Ribeiro da. Os reflexos do emprego do ensino híbrido no curso de aperfeiçoamento de oficiais de infantaria durante os anos de 2020 e 2021, no contexto da pandemia do covid-19. 2022. 79 f. TCC (Graduação) - Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12719 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentado à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pandemia de coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2), popularmente conhecida como COVID-19, em virtude das suas características transmissivas, afetou de forma significativa as relações humanas, principalmente nos anos de 2020 e 2021, trazendo ao vocabulário cotidiano palavras como Home-office, Lockdown e distanciamento social. Dessa forma, inúmeras atividades que exigiam algum nível de contato presencial entre as pessoas foram alteradas, passando a vigorar o largo emprego dos meios de comunicação virtual para mitigar essa deficiência. Do ponto de vista nacional e internacional, a atividade de ensino, abarcando desde a educação infantil, passando pelo fundamental e médio até o ensino superior, foi uma das afetadas pela pandemia, seja pelo fechamento total de escolas por determinado período, seja pela transformação, em caráter emergencial, do ensino presencial em ensino à distância. A Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), instituição de ensino e pesquisa integrante do Sistema de Educação e Cultura do Exército, responsável pelo aperfeiçoamento no grau Lato Sensu ou Stricto Sensu dos Oficiais de Carreira do Exército Brasileiro, também foi uma das afetadas pela Pandemia de COVID-19. Um de seus cursos ministrados, o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), tem previsão de ocorrer em 2 (dois) anos, sendo o 1º ano à distância e o 2º ano de forma presencial, ocorrendo na cidade do Rio de Janeiro. Este estudo se propôs a identificar qual o impacto causado no ensino das turmas do CAO de Infantaria dos anos de 2020 e 2021, dentro do contexto pandêmico, uma vez que o ensino tradicionalmente presencial em sua segunda fase teve que ser adaptado aos padrões sanitários e de segurança necessários para sobrepujar a moléstia da COVID-19. Visando cumprir este objetivo, buscou-se na mais recente literatura nacional e internacional as referências bibliográficas de base científica capazes de fundamentar um pensamento racional. No âmbito da população de alunos do CAO de Infantaria do período pandêmico, questionários foram realizados por uma amostra expressiva dos docentes em questão (índice de confiança de 95%), visando obter as impressões que eles tiveram sobre o ensino no período. Além disso, entrevistas realizadas com atuais instrutores desta Escola, os quais eram instruendos no período da pandemia de COVID-19, nos permite estabelecer um perfil comparativo de como se dá o processo de ensino e as diferenças aplicadas no período da pandemia. | pt_BR |
dc.description.abstract | The severe acute respiratory syndrome coronavirus pandemic 2 (SARS-CoV-2), popularly known as COVID-19, due to its transmissive characteristics, has significantly affected human relations, especially in the years 2020 and 2021, bringing to everyday vocabulary words such as Home-office, Lockdown, and social distancing. Thus, countless activities that required some level of face-to-face contact between people were altered, and the wide use of virtual means of communication came into effect to mitigate this deficiency. Throughout the world, the teaching activity, ranging from early childhood education, through elementary and middle school, to higher education, was one of those affected by the pandemic, either by the total closure of schools for a certain period, or by the transformation, on an emergency basis, of classroom teaching into distance learning. The Officers Improvement School (EsAO), an educational and research institution that is part of the Army's Education and Culture System, responsible for the improvement of the Lato Sensu or Stricto Sensu level of the Brazilian Army's Career Officers, was also one of the institutions affected by the COVID-19 Pandemic. One of its courses, the Officers Improvement Course (CAO), is scheduled to take place in two (2) years, the first year of which is distance learning and the second year of which is classroom learning, in the city of Rio de Janeiro. This study aims to identify the impact caused in the teaching of the Infantry CAO classes of 2020 and 2021, within the pandemic context, since the traditional classroom teaching in its second phase had to be adapted to the health and safety standards necessary to overcome the COVID-19 disease. In order to fulfill this objective, the most recent national and international literature was searched for scientifically based bibliographic references capable of substantiating rational thinking. Within the population of Infantry CAO students of the pandemic period, questionnaires were carried out by an expressive sample of the teachers in question (confidence index of 95%), aiming to obtain their impressions about the teaching in the period. In addition, interviews with current instructors of this School, who were instructors in the pandemic period of COVID-19, allow us to establish a comparative profile of how the teaching process takes place and the differences applied in the pandemic period. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | CAO | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | EsAO | pt_BR |
dc.title | Os reflexos do emprego do ensino híbrido no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais de Infantaria durante os anos de 2020 e 2021, no contexto da pandemia do covid-19 | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Cap Marcus.pdf | 2,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.