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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBrandão, Felipe Lopes-
dc.contributor.authorMatos, Geferson Davi Jeronimo-
dc.date.accessioned2023-11-27T17:46:02Z-
dc.date.available2023-11-27T17:46:02Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMATOS, Geferson Davi Jeronimo. O exercício de liderança na tropa paraquedista através da inteligência emocional. 2022. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12713-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentado à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho visa apresentar as competências da Teoria da Inteligência Emocional essenciais para exercício da liderança militar na tropa paraquedista do Exército Brasileiro. Com base no objetivo geral, foi realizada uma pesquisa exploratória buscando o que já foi publicado na literatura a respeito do tema e foi utilizado os procedimentos técnicos de uma pesquisa bibliográfica. Além disso, foi realizado um estudo de campo, por meio de questionário, de militares que já serviram em Organizações Militares Paraquedistas por, pelo menos, dois anos, a fim de verificar quais competências da Teoria da Inteligência Emocional são essenciais para o exercício da liderança na tropa paraquedista. Foram identificadas treze competências da teoria da inteligência emocional que são fundamentais ao líder militar paraquedista do Exército Brasileiro. Por fim, os resultados desse trabalho podem servir de subsídios para futuros pesquisadores em seus estudos, para militares que desejam ser melhores líderes, além de ser instrumento de consulta para atualização/ revisão do Manual de Liderança Militar C 20-10 (2011) e implementação de tais competências/ atributos no Sistema de Gestão do Pessoal (SGD) para avaliação.pt_BR
dc.description.abstractEl trabajo tiene como objetivo presentar las competencias de la teoría de la inteligencia emocional para el ejercicio del liderazgo militar en la tropa paracaidista del Ejército Brasileño. A partir del objetivo general, se realizó una investigación exploratoria buscando artículos publicados sobre el tema y se utilizaron los procedimientos técnicos de una investigación bibliográfica. Además, se realizó un estudio de campo, con militares que han servido durante dos años, en organizaciones militares paracaidistas, para verificar cuales competencias de la Teoría de la Inteligencia Emocional son fundamentales para el ejercicio del liderazgo militar. Se identificaron trece competencias de la teoría de la inteligencia emocional que son fundamentales para el líder militar paracaidista del Ejército Brasileño. Finalmente, los resultados de este trabajo pueden servir como estudios adicionales para los líderes militares en busca de actualización, y como herramienta de actualización y revisión del Manual del Liderazgo Militar (C 20-10) e implementación de dichas competencias/atributos en el Sistema de Gestión de Personal (SGD) para una avaluación.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectTropapt_BR
dc.titleO exercício de liderança na tropa pára-quedista através da inteligência emocionalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
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