Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12647
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMendonça, Marcelo Pereira de-
dc.contributor.authorMoraes, Mateus Lopes de-
dc.date.accessioned2023-11-22T11:34:40Z-
dc.date.available2023-11-22T11:34:40Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMORAES, Mateus Lopes de. Educação 4.0: uma busca de relações entre as necessidades do Exército Brasileiro e a era do conhecimento. 2022. 49 f. TCC (Graduação) - Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12647-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentado à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo é motivado em meio à atual revolução tecnológica, surgiu a Indústria 4.0, que emergiu para revolucionar a indústria e modificar as relações entre homem e máquina mais uma vez. Com isso, novos conhecimentos passarão a ser necessários e um novo perfil de profissional do Exército Brasileiro será requisitado. Para atender a essa nova demanda, o conceito de Educação 4.0 também surgiu para mostrar como o sistema de ensino deve ser mais inovador e colaborativo e como a tecnologia pode ser uma aliada da educação. Nesse sentido, o presente trabalho apresentará um estudo sobre uma nova sistemática de ensino seguindo pelo viés de uma metodologia ativa de aprendizagem. Será realizada uma pesquisa de caráter exploratório e explicativo, com aplicação de questionário aos instrutores dos cursos de manutenção de chassi de blindados do Centro de Instrução de Blindados em relação à opinião sobre o ensino atual e quais fatores presentes na Educação 4.0 podem ajudar a melhorar o ensino em seus respectivos cursos. Espera-se, a partir dos dados obtidos, identificar em que fase está a educação técnica militar e se é possível implementar um novo do modelo de ensino.pt_BR
dc.description.abstractThe present study is motivated by the current technological revolution, a modification in an industry 4.5 has emerged to revolutionize an industry and how relations between man and machine more and more. With this, the knowledge will become professionals of the Brazilian Army and a new profile of the Brazilian Army will be required. To meet this new demand, the concept of Education 4.0 also emerged to show how the education system should be more innovative and collaborative and how can be an ally of education. In this sense, the present work presents a study on a new teaching system following the bias of an active learning methodology. carried out a character survey, with the maintenance teaching in the maintenance of teachers of teachers of the courses of the Blind Courses of the Instruction Center in relation to the present factors and education 4.0 can help to improve the education in their respective courses. Based on the data, it is expected to identify the stage of military technical education and whether it is possible to implement a new teaching model.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectIndustriapt_BR
dc.subjectEducação 4.0pt_BR
dc.subjectEnsino militarpt_BR
dc.titleEducação 4.0 : uma busca de relações entre as necessidades do Exército Brasileiro e a era do conhecimentopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Cap Mateus Lopes.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.