Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12642
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Filipe Oliveira de-
dc.contributor.authorSilva, Joalmir Avelino da-
dc.date.accessioned2023-11-22T11:32:24Z-
dc.date.available2023-11-22T11:32:24Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSILVA, Joalmir Avelino da. O ensino a distância aplicado ao curso de aperfeiçoamento de oficiais 2021 (1ªfase): um exemplo do ensino superior militar durante a pandemia do covid-19. 2022. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12642-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentado à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista.pt_BR
dc.description.abstractO ensino a distância está presente no Exército Brasileiro desde 1995, bem antes da popularização do computador e da internet. A crise do COVID-19 em 2021, não introduziu o ensino a distância na Força, mas serviu de subsídio para sua expansão acelerada. Dito isso, o presente estudo busca alinhar-se com os objetivos estratégicos do Exército na ampliação da modalidade de ensino à distância e do desenvolvimento da utilização da tecnologia no processo ensino-aprendizagem. Sendo assim, este estudo busca analisar qual a dificuldade que a pandemia do COVID-19 gerou no aprendizado da matéria de introdução à doutrina militar terrestre para o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais no ano de 2021 em sua fase de ensino a distância dentre o universo de Capitães Alunos do Quadro de Material Bélico. Possibilitando identificar os principais problemas no aprendizado da disciplina de Introdução à Doutrina Militar Terrestre e descobrir se houveram consequências da pandemia do COVID-19 no aprendizado da disciplina de doutrina militar terrestre. Neste estudo será submetido um questionário aos Capitães Alunos sobre a experiência deles com a disciplina de introdução à doutrina militar terrestre através do “Google Forms”, que contribuirá para a percepção da experiência de usuário existente na atual plataforma de ensino do Exército (EBAula). Isso permitirá elencar possíveis óbices e elaborar recomendações para a aplicação eficiente da tecnologia da informação e comunicação associada aos processos de ensino-aprendizagem, além de contribuir para projeção da Força no meio acadêmico.pt_BR
dc.description.abstractDistance learning has been present in the Brazilian Army since 1995, well before the popularization of the computer and the internet. The COVID-19 crisis in 2021 did not introduce distance learning into the Force, but served as a subsidy for its accelerated expansion. That said, the present study seeks to align itself with the Army's strategic objectives in expanding the distance learning modality and developing the use of technology in the teaching-learning process. Therefore, this study seeks to analyze the difficulty that the COVID-19 pandemic generated in learning the subject of introduction to land military doctrine for the Officers Improvement Course of the School for the Improvement of Officers in the year 2021 in its teaching phase the distance between the universe of Captains Students of the Military Material Board. Making it possible to identify the main problems in learning the discipline of Introduction to Military Terrestrial Doctrine and find out if there were consequences of the COVID-19 pandemic in the learning of the discipline of military terrestrial doctrine. In this study, a questionnaire will be submitted to Student Captains about their experience with the discipline of introduction to land military doctrine through "Google Forms", which will contribute to the perception of the user experience existing in the current Army teaching platform (EBAula). This will make it possible to list possible obstacles and prepare recommendations for the efficient application of information and communication technology associated with teaching-learning processes, in addition to contributing to the projection of the Force in the academic environment.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectEnsino militarpt_BR
dc.titleO ensino a distância aplicado ao curso de aperfeiçoamento de oficiais 2021 (1ªfase) : um exemplo do ensino superior militar durante a pandemia do covid-19pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Cap Joalmir.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.