Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12638
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, André Santos de-
dc.contributor.authorMachado, Rubens Figueiredo-
dc.date.accessioned2023-11-22T11:30:17Z-
dc.date.available2023-11-22T11:30:17Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMACHADO, Rubens Figueiredo. O fator manutenção como limitador do poder de combate da aviação do exército: estudo de caso do 1º BAVEX. 2022. 64 f. TCC (Graduação) - Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12638-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentado à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista.pt_BR
dc.description.abstractA finalidade precípua deste trabalho foi apresentar os principais problemas advindos da falta de normatização que ampare a quantidade de equipes de manutenção frente a um volume de horas de voo e uma determinada quantidade de aeronaves. O objetivo desta pesquisa, portanto, foi determinar a relação casuística entre o poder de combate das aeronaves do 1° BAvEx e as equipes de manutenção de 2° escalão, e propor um modelo que auxilie na tomada de decisão para a determinação da quantidade de equipes de manutenção necessárias a demanda de voo do 1° BAvEx. Para tanto, foi realizado um estudo de caso na Organização Militar da Aviação do Exército (OM AvEx), onde obteve-se, por meio da proposição de um modelo matemático, o embasamento dos dados médios para planejamento das equipes de manutenção, utilizando como parâmetros a quantidade de aeronaves e o volume de horas de voo. A partir dos resultados obtidos na pesquisa foi possível propor equações que podem ser empregadas a qualquer frota de aeronaves e calcular o número de mecânicos necessários, auxiliando os comandantes e gestores a terem uma melhor dimensão de suas demandas e capacidades.pt_BR
dc.description.abstractThe main purpose of this work was to present the main problems arising from the lack of standardization that supports the number of maintenance teams in the face of a volume of flight hours and a certain amount of aircraft. The objective of this research, therefore, was to determine the case-by-case relationship between the combat power of the 1st BAvEx aircraft and the 2nd level maintenance teams, and to propose a model that helps in decision making to determine the number of teams maintenance necessary for the flight demand of the 1st BAvEx. For that, a case study was carried out in the Military Organization of Aviation of the Army (OM AvEx), where it was obtained, through the proposition of a mathematical model, the basis of the average data for planning of the maintenance teams, using as parameters the number of aircraft and the volume of flight hours. From the results obtained in the research, it was possible to propose equations that can be used for any fleet of aircraft and calculate the number of mechanics needed, helping commanders and managers to have a better dimension of their demands and capabilities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFunção logísticapt_BR
dc.subjectAeronavept_BR
dc.subjectManutençãopt_BR
dc.titleO fator manutenção como limitador do poder de combate da aviação do exército : estudo de caso do 1º BAVEXpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Cap Rubens.pdf2,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.