Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12614
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilveira Junior, Marco Aurélio Rodrigues-
dc.contributor.authorRocha Filho, Paulo Cezar de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-11-17T14:30:56Z-
dc.date.available2023-11-17T14:30:56Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationROCHA FILHO, Paulo Cezar de Oliveira. Estudo sobre a aplicação da tecnologia de realidade virtual na simulação de combate no ensino da EsAO. 2022. 56 f. TCC (Graduação) - Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12614-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentado à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como tema a simulação do combate no ensino, sendo delimitado para a simulação virtual, mais especificamente para o emprego da tecnologia de Realidade Virtual, tendo como proposta a verificação da viabilidade de um futuro emprego desta tecnologia na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. Devido às características qualitativas das variáveis pretendidas neste trabalho, será utilizado como critério de análise não apenas os resultados da revisão da literatura e os exemplos de emprego de outros órgão e outros países, como também, uma pesquisa de preços e de mercado, a fim de quantificar os custos aproximados do possível investimento, bem como o levantamento das impressões de militares envolvidos no processo de ensino. O resultado esperado com o presente estudo é a confirmação da hipótese de que a tecnologia de Realidade Virtual, não apenas pode ser aplicada no ensino da ESAO, como pode trazer diversos benefícios para potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa tem como proposta que a ESAO, como instituição de ensino, tem a capacidade de se tornar pioneira na simulação de combate no ensino através do uso de Headsets de realidade virtual.pt_BR
dc.description.abstractThis study has as its theme the simulation of combat in teaching, being delimited for the virtual simulation, more specifically for the use of Virtual Reality technology, with the proposal to verify the feasibility of a future use of this technology in Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. Due to the qualitative characteristics of the variables intended in this work, not only the results of the literature review and the examples of employment from other agencies and other countries will be used as analysis criteria, but also a price and market survey, in order to to quantify the approximate costs of the possible investment, as well as the survey of impressions of soldiers involved in the teaching process. The expected result of the present study is the confirmation of the hypothesis that the Virtual Reality technology, not only can be applied in the teaching of ESAO, but can bring several benefits to enhance the process of teaching and learning. This research proposes that ESAO, as an educational institution, has the ability to become a pioneer in combat simulation in teaching through the use of virtual reality headsets.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.titleEstudo sobre a aplicação da tecnologia de realidade virtual na simulação de combate no ensino da EsAOpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Cap Rocha Filho.pdf9,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.