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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBraga, Álvaro Monteiro de Sá-
dc.contributor.authorFerreira, Breno Dias-
dc.date.accessioned2023-11-17T12:48:32Z-
dc.date.available2023-11-17T12:48:32Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationFERREIRA, Breno Dias. Ensino a distância: uma ferramenta importante na metodologia de docência para a formação do oficial aperfeiçoado. 2022. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12604-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentado à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista.pt_BR
dc.description.abstractAs inovações tecnológicas são uma realidade presente no cotidiano. O Exército Brasileiro, se valendo destas possibilidades, adota hodiernamente, de forma ampla, o ensino à distância (EaD) nos cursos que são disponibilizados aos seus militares. Neste contexto, cabe a seguinte reflexão: A modalidade EaD consegue atender às demandas do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais? Para responder a esta pergunta objetiva-se aqui analisar se a plataforma utilizada pelo Exército Brasileiro, na modalidade EaD, atende às necessidades de discentes e docentes no que tange ao aprendizado dos primeiros e à viabilização do conhecimento por parte dos últimos. Foram realizados tanto um levantamento bibliográfico, verificando conhecimentos produzidos anteriormente acerca deste tema, quanto uma pesquisa entre docentes e discentes, a fim de verificar a opinião destes sobre a necessidade de aprimoramento na modalidade em questão. Espera-se com isso contribuir para que a primeira fase do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) ganhe em qualidade nas técnicas de ensino-aprendizagem, ressaltando as possibilidades de melhoria na utilização da plataforma moodle, ferramenta que viabiliza a fase EaD do CAO.pt_BR
dc.description.abstractTechnological innovations are a reality present in everyday life. The Brazilian Army, taking advantage of these possibilities, nowadays widely adopts distance learning in the courses that are made available to its military. In this context, the following reflection is in order: Can the distance learning modality meet the demands of the Officer Improvement Course? To answer this question, the objective here is to analyze whether the platform used by the Brazilian Army, in distance learning modality, meets the needs of students and teachers regarding the learning of the former and the viability of knowledge on the part of the latter. A bibliographic survey was carried out, verifying knowledge previously produced on this topic, as well as a survey between teachers and students, in order to verify their opinion on the need for improvement in the modality in question. It is hoped that this will contribute to the first phase of the Officers' Improvement Course (CAO) to gain in quality in teaching-learning techniques, highlighting the possibilities for improvement in the use of the moodle platform, a tool that enables the EaD phase of CAO.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectExército Brasileiropt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectPlataforma moodlept_BR
dc.titleEnsino a distância : uma ferramenta importante na metodologia de docência para a formação do oficial aperfeiçoadopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
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