Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12581
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNeves, Luiz Felipe Gouveia-
dc.contributor.authorIahnke, Vinícius Jacondino-
dc.date.accessioned2023-11-16T17:43:59Z-
dc.date.available2023-11-16T17:43:59Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationIAHNKE, Vinícius Jacondino. O ensino 4.0 na educação a distância: metodologias ativas de ensino que utilizem as tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem. 2022. 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12581-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentado à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista.pt_BR
dc.description.abstractA pandemia COVID-19 provocou um aumento substancial na utilização das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. A utilização de ferramentas eletrônicas, de conteúdos digitais, de plataformas de ensino entre outras, forma as formas de emprego ampliadas no período e enquadram-se no modelo de educação 4.0 onde a transferência de informações possui uma alta velocidade através dos meios de comunicação. A implantação deste modelo de ensino necessariamente foi realizada de forma rápida e os discentes e docentes buscaram a adaptação conforme as possibilidades do atual período, enfrentando inúmeras dificuldades. Frente ao crescimento do ensino à distância e da relevância para o processo educacional, este trabalho tem por objetivo: analisar as principais metodologias ativas de ensino que utilizem as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) no processo de ensino-aprendizagem. Método: revisão bibliográfica dos principais achados que abordem o impacto das TDIC’s no processo de ensino-aprendizagem neste novo cenário complexo e relevante. Resultados: observou-se que dentre as principais metodologias ativas de ensino que utilizam as TDIC’s, destacam-se a “gamificação”, a “Just in time Teaching”, a “ “Educomídia”, a “Sala de aula invertida”, a “aprendizagem baseada em problemas” e a “simulação” por tratarem-se de metodogias atuais que utilizam dispositivos eletrônicos amplamente difundidos na sociedade atual, o que incentiva a participação dos alunos nos trabalhos propostos por ser desenvolvido em um ambiente digital que está acostumado a utilizar. Conclusão: A “gamificação”, a “educomídia” e a “simulação” parecem ser as metodologias ativas de ensino que podem ter sua utilização ampliada no processo de ensino-aprendizagem da EsAO pois possuem um amplo espaço para desenvolvimento e contrução de conteúdo, uma vez que utilizam sobremaneira as tecnologias digitais e estão alinhadas com a implantação da tecnologia no aprimoramento do processo de ensino, adequando-se ao ensino 4.0 no ambiente militar.pt_BR
dc.description.abstractThe COVID-19 pandemic caused a substantial increase in the use of technologies in the teaching-learning process. The use of electronic tools, digital content, teaching platforms, among others, form the expanded forms of employment in the period and fit into the education 4.0 model where the transfer of information has a high speed through the media. The implementation of this teaching model was necessarily carried out quickly and students and teachers sought to adapt according to the possibilities of the current period, facing numerous difficulties. Faced with the growth of distance learning and its relevance to the educational process, this work aims to: analyze the main active teaching methodologies that use Digital Information and Communication Technologies (TDIC's) in the teaching-learning process. Method: bibliographic review of the main findings that address the impact of TDIC's on the teaching-learning process in this new complex and relevant scenario. Results: it was observed that among the main active teaching methodologies that use TDIC's, “gamification”, “Just in time Teaching”, “Educomídia”, “Inverted classroom”, “ problem-based learning" and "simulation" because they are current methodologies that use electronic devices widely spread in today's society, which encourages student participation in the proposed works because it is developed in a digital environment that they are accustomed to using. Conclusion: The “gamification”, the “educomedia” and the “simulation” seem to be the active teaching methodologies that can have their use expanded in the teaching-learning process of the EsAO because they have a wide space for the development and construction of content, a since they heavily use digital technologies and are aligned with the implementation of technology to improve the teaching process, adapting to teaching 4.0 in the military environment.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectEnsino 4.0pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleO ensino 4.0 na educação a distância : metodologias ativas de ensino que utilizem as tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Iahnke.pdf889,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.