Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12516
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBlock Filho, César Augusto-
dc.contributor.authorMenegon, Lucas Piloti-
dc.date.accessioned2023-11-13T19:06:25Z-
dc.date.available2023-11-13T19:06:25Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMENEGON, Lucas Piloti. O uso de metodologias ativas de ensino no curso de cavalaria da escola de aperfeiçoamento de oficiais como meio de desenvolvimento de conteúdos atitudinais. 2022. 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12516-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentado à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo destina-se a verificar as metodologias ativas de ensino mais empregadas pelo curso de cavalaria da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e de que maneira elas auxiliam no desenvolvimento de conteúdos atitudinais previstos no perfil profissiográfico do capitão aperfeiçoado. O curso de cavalaria da EsAO prepara o oficial para ser assessor direto do comandante de unidade, para isso, além de desenvolver aspectos táticos e cognitivos, trabalha durante o ano de instrução com o desenvolvimento de conteúdos atitudinais. Ao utilizar metodologias ativas de ensino no processo ensino aprendizagem, além de transmitir o conhecimento é possível dar mais protagonismo ao aluno em sala de aula e dessa forma desenvolver conteúdos atitudinais como iniciativa, coragem, dedicação e cooperação. Este trabalho tem como propósito destacar os ganhos cognitivos e atitudinais ao serem empregadas metodologias ativas de ensino no decorrer do curso da EsAO. Foram selecionados para responderem a um instrumento de coleta de dados oficiais de cavalaria que cursaram a EsAO nos anos de 2020 e 2021 e os alunos que integram o curso atualmente, tendo em vista serem as turmas mais recentes que passaram pelos bancos escolares e terem sido alvo das técnicas de ensino mais atuais empregadas pelo curso. Um segundo grupo amostral, composto por instrutores do curso de cavalaria da EsAO participou de uma entrevista com a finalidade de sintetizar as experiências do corpo docente ao empregar essas técnicas de ensino. Dessa forma pode-se fazer um contraste entre a constatação dos alunos e as experiências dos instrutores. Os dados obtidos, confrontados com a revisão de literatura realizada, permitiram evidenciar que as metodologias ativas de ensino, quando bem conduzidas pelo instrutor, são melhores meios de desenvolvimento cognitivo por parte do discente e são essenciais para o desenvolvimento de conteúdos atitudinais, fomentando desenvolvimento de atributos e valores que não seriam atingidos pelos métodos de ensino convencionais. Dessa forma o uso de metodologias ativas de ensino é uma ferramenta de desenvolvimento profissional e pessoal pois agrega valores ao aluno que vão além dos saberes acadêmicos.pt_BR
dc.description.abstractThe present study is intended to verify the active teaching methodologies most used by the cavalry course of the Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais and how they help in the development of attitudinal contents foreseen in the professional profile of the perfected captain. The EsAO cavalry course prepares the officer to be a direct advisor to the unit commander, for this, in addition to developing tactical and cognitive aspects, he works during the instructional year with the development of attitudinal content. By using active teaching methodologies in the teaching-learning process, in addition to transmitting knowledge, it is possible to give more prominence to the student in the classroom and thus develop attitudinal content such as initiative, courage, dedication and cooperation. This work aims to highlight the cognitive and attitudinal gains when active teaching methodologies are used during the EsAO course. They were selected to respond to an instrument to collect official data from cavalry who attended the EsAO in the years 2020 and 2021 and the students who are currently part of the course, given that they are the most recent classes that have passed through the school benches and have been targeted. of the most current teaching techniques employed by the course. A second sample group, composed of instructors from the EsAO cavalry course, participated in an interview with the purpose of synthesizing the faculty's experiences when employing these teaching techniques. In this way, a contrast can be made between the students' findings and the instructors' experiences. The data obtained, compared with the literature review carried out, made it possible to show that active teaching methodologies, when well conducted by the instructor, are the best means of cognitive development on the part of the student and are essential for the development of attitudinal content, encouraging the development of attributes and values that would not be achieved by conventional teaching methods. In this way, the use of active teaching methodologies is a tool for professional and personal development as it adds values to the student that go beyond academic knowledge.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectConteúdo atitudinalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.titleO uso de metodologias ativas de ensino no Curso de Cavalaria da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais como meio de desenvolvimento de conteúdos atitudinaispt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Cap Menegon.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.