Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12474
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAmorim, Marcio da Silva-
dc.contributor.advisorOliveira, Angel Fujita-
dc.contributor.advisorSalermo, Eliete Cristina Barbosa-
dc.contributor.authorCardoso, Gabriel Patrick de Souza-
dc.date.accessioned2023-11-13T14:52:01Z-
dc.date.available2023-11-13T14:52:01Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12474-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Artilharia. Academia Militar das Agulhas Negras de 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo fazer uma análise de como a neurociência tem sido aplicada e como adotar suas práticas nas instruções militares, o que se fez através de um estudo bibliográfico do tipo qualitativo. A neurociência, ramo interdisciplinar que reune a biologia, a psicologia e a medicina, busca desvendar os segredos da mente humana, suas capacidades e os processos que influenciam o comportamento humano. Neste contexto, a neurociência pode oferecer importantes ideias sobre os processos cerebrais que envolvem a aprendizagem, memória, controle emocional e tomada de decisões. Assim surge uma investigação: a análise de como os princípios e práticas da neurociência são encontrados na instrução militar. O presente trabalho propõe-se a explorar os princípios e práticas da neurociência encontrados na instrução militar, investigando como as estratégias e técnicas empregadas no EB podem estar alinhadas com os avanços científicos nessa área. Serão abordados temas como processos de aprendizagem e memorização, controle do estresse e liderança, entre outros. Concluiu-se que a neurociência pode contribuir de forma significativa para o bom rendimento da instrução militar, o que já ocorre por meio de técnicas de ensino abordadas em manual. __________________________________________________________________________________ This study aimed to analyze how neuroscience has been applied and how to adopt its practic es in military instruction, which was done through a qualitative bibliographic study. Neurosci ence, an interdisciplinary field that combines biology, psychology, and medicine, seeks to unravel the secrets of the human mind, its capabilities, and the processes that influence human behavior. In this context, neuroscience can offer important insights into the brain processes involved in learning, memory, emotional control, and decision-making. Thus, an investigation arises: the analysis of how the principles and practices of neuroscience are found in military instruction. This present work aims to explore the principles and practices of neuroscience found in military instruction, investigating how the strategies and techniques employed in the armed forces may align with scientific advances in this field. Topics such as learning and memorization processes, stress management, and leadership will be addressed. It was con cluded that neuroscience can significantly contribute to the effective performance of military instruction, which is already happening through teaching techniques addressed in the manual.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectNeurociênciapt_BR
dc.subjectPrincípiospt_BR
dc.subjectInstrução militarpt_BR
dc.subjectPraticaspt_BR
dc.titlePrincípios e práticas da neurociência encontrados na instrução militarpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
9108 Gabriel Patrick de Souza Cardoso.pdf637,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.