Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12347
Autor(es): Dos Santos, Renan Matos
Goulart, Alexandre Magno Pereira
Da Silva Jr, Oberdan Nunes
Título: Um estudo acerca da Artillery System Cooperation Activities (ASCA) e possibilidades de interação com o Exército Brasileiro
Tipo: Projeto Interdisciplinar
Data do documento: 2023
Descrição: A possibilidade da integração e participação do Exército Brasileirto no Sistema ASCA é de grande interesse nacional do ponto de vista de evolução tecnológica aliada ao adestramento das tropas e evolução da doutrina militar. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), detentora do sistema ASCA, desempenha um papel na manutenção da paz e da segurança global. Embora o Brasil não seja um membro da OTAN, sua parceria estratégica com a aliança tem se tornado cada vez mais relevante nas discussões de segurança internacional. A avaliação da participação do Brasil no ASCA, tendo como base nos estudos da legalidade, dentro das Leis e Normas nacionais, e cumprindo os requesitos internacionais exigidos, num contexto, onde a artilharia brasileira surge como um ator importante na interação entre o Brasil e a OTAN. A compreensão dessa dinâmica é essencial para avaliar o impacto da parceria do Brasil com a OTAN e seu papel em questões globais de segurança. Abordando questões de política, segurança e estratégia, dentro das normas brasileiras atualmente estabelecidas, com vistas em fornecer subsídios sobre a parceria do Brasil com uma das alianças militares mais influentes do mundo. Analisaremos os desafios e oportunidades que essa cooperação oferece, tanto para o Brasil quanto para a OTAN, em um mundo em constante evolução.
Palavras-chave: ASCA
Gênesis
SISDAC
OTAN
Integração
Direitos autorais: É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelos autores.
Aparece nas coleções:DECEX: DET MIL: CI Art Msl Fgt: PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
288. ASCA.pdfUm estudo acerca da Artillery System Cooperation Activities (ASCA) e possibilidades de interação com o Exército Brasileiro706,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.