Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12148
Autor(es): Tomielo, Daniel Ficagna
Santos, David Villarroel Dos
Moreira, Jackson Vivian
Queiroz, Lucas Benício Lopes De
Rosa dos Santos, Luis Eduardo Da
Sobrinho, Marcos Antônio Ramalho Da Fonseca
Andrade, Marcos Gabriel Muniz De
Gomes, Sylvio César De França
Título: O uso das comunicações em operações com emprego de tropa de forma descentralizada
Tipo: Artigo
Data do documento: 2022
Palavras-chave: Segurança pública
Agilidade
Operações
Direitos autorais: Este trabalho vislumbra tratar do uso de rádios operacionais por pequenas frações em Operações de Controle de Distúrbio (OCD), Posto de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE) e Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil é um país populoso e com densidade demográfica mais alocada em sua faixa litorânea, portanto teve como resultado desses fatores a formação de comunidades e o aumento da criminalidade, principalmente, nessas regiões. Neste contexto, os rádios são empregados diariamente para coordenar a tropa e, desta forma, auxiliar indiretamente na manutenção segurança pública nas diversas operações realizadas pelo Exército Brasileiro. Assim, cabe discutir sobre quais rádios trazem a segurança e qualidade necessária para as operações diárias do Exército Brasileiro. Em princípio, os rádios Motorola XTS 1500, XTS 2500 e Harris 7800V-HH dispõem de segurança com sistemas de criptografia e entregam boa performance e confiabilidade nas operações, logo, este trabalho tem por finalidade explanar técnicas e informações necessárias para o emprego desses equipamentos em operações militares. Além disso, as configurações presentes nesses equipamentos trazem a clareza e intensidade vital para uma ótima compreensão da sua utilização, o que resulta na agilidade do tráfego de mensagens nas operações. Deste modo, o uso dos rádios Motorola XTS 1500, XTS 2500 e Harris 7800V-HH nas operações urbanas pelas pequenas frações torna-se mais dinâmico e com a segurança essencial para sucesso operacional, tanto adentrando comunidades carentes, que são regiões de difícil progressão e necessita de maior coordenação entre as esquadras e grupos de combate, quanto em operações em áreas fronteiriças. À vista disso, nota-se que esses locais são pontos críticos que demandam de comando e controle para a obtenção do êxito da operação e esses equipamentos são de suma importância para a tropa nesse contexto.
Aparece nas coleções:DECEx: DET Mil: ESA: PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CCom GP 02 O uso das Comunicações em Operações com emprego de tropa de forma descentralizada (2).pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.