Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12088
Autor(es): Carmo, Geovane Braga do
Título: A importância da inteligência interpessoal como fator de liderança do Sargento Combatente
Tipo: Artigo
Data do documento: 2023
Descrição: A Profissão Militar possui aspectos muito peculiares que a distingue das demais profissões em nossa sociedade. Para cumprir suas missões perante a Constituição Brasileira, os militares das Forças Armadas devem estar empenhados constantemente em treinamentos, adestramentos, operações e até mesmo estudos sobre os diversos ramos, competências e fatores que podem contribuir para um melhor rendimento das tropas em sua atividade fim. No Exército Brasileiro, o militar em formação adquire novas habilidades, aprimora as capacidades que já possui e as põe em prática em exercícios, simulações e adestramentos, de modo a desenvolver competências e estar cada vez mais preparado para enfrentar os novos desafios que o mundo atual irá oferecer. Nesse sentido, as Escolas de Formação exercem um papel fundamental na construção dos novos líderes do Exército, seja o nível que for. A Escola de Sargento das Armas tem como missão formar o Sargento Combatente de Carreira do Exército Brasileiro, entregando aos quartéis dos quatro cantos do Brasil, militares capacitados para liderar as pequenas frações e colaborar para o cumprimento das missões de seus grupos. Dentre os fatores que afetam a capacitação e o desenvolvimento de habilidades e competências nos militares, é objetivo deste artigo ressaltar a importância da Inteligência Interpessoal como fator de liderança dos Sargentos Combatentes. De que maneira esta inteligência pode auxiliar os novos líderes no cumprimento das suas missões nos corpos de tropa? Um líder que não possui bom relacionamento com a sua família pode deixar a desejar nos seus relacionamentos profissionais? Como que o 3º Sargento combatente pode gerenciar seus relacionamentos de modo a controlá-los e não ser controlado por eles? Os relacionamentos interpessoais influenciam diretamente na tomada de decisões.
Palavras-chave: Inteligência interpessoal
Liderança
Sargento Combatente
Exército Brasileiro
Direitos autorais: É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.", deve constar no campo sobre direitos autorais.
Aparece nas coleções:DECEx: DET Mil: ESA: PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importância da inteligência interpessoal como fator de liderança do Sgt Combatente.pdfInteligência interpessoal243,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.