Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12023
Autor(es): Cunha, Thainer Damaceno
Título: Diferenças e semelhanças no emprego da Artilharia de Mísseis e Foguetes no EB e na MB
Tipo: Monografia
Data do documento: 2023-06-02
Descrição: Trabalho acadêmico apresentado ao Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes, como requisito para a especialização em Operação do Sistema de Mísseis e Foguetes. O presente estudo aborda sobre as peculiaridades no emprego da Artilharia de Mísseis e Foguetes no Exército Brasileiro e na Marinha do Brasil, especificamente no Corpo de Fuzileiros Navais, em suas Operações, identificando as possíveis implicações das diferenças e semelhanças no emprego do sistema e no impacto que isso possui. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de fontes acadêmicas, notas doutrinárias, sites e manuais sobre o assunto. Nos resultados foram apresentados pontos relevantes sobre a estrutura, composição e organização dos meios de cada Força, apresentando tanto o organograma de uma Bia MF de um Grupo de Mísseis e Foguetes do Exército Brasileiro, quanto de uma Bia LMF do Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais, bem como informações sobre tipo e natureza dos alvos escolhidos para serem batidos, considerando a capacidade de saturação de área do armamento e elevado alcance. O objetivo é identificar os pontos comuns e diferentes a fim de contribuir para a doutrina de apoio de fogo nas Operações Conjuntas, bem como para o aprimoramento do uso do sistema buscando a maximização do seu potencial operacional.
Palavras-chave: Artilharia
Mísseis
Foguetes
ASTROS
Marinha do Brasil
Diferenças
Semelhanças
Aparece nas coleções:DECEX: DET MIL: CI Art Msl Fgt: PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
260. Diferenças_semelhanças_Msl_Fgt_MB_EB.pdfDiferenças e Semelhanças no Emprego da Artilharia de Mísseis e Foguetes no EB e na MB624,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.