Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12020
Autor(es): Caferati, Lucas Posser
Título: Aplicação do conceito de antiacesso e negação de área para operação do sistema ASTROS – o MTC-300 nesse contexto
Tipo: Monografia
Data do documento: 2023
Descrição: Projeto Interdisciplinar apresentado ao Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes, como requisito para a especialização no Curso Intermediário de Artilharia de Mísseis e Foguetes. O presente estudo tem por finalidade verificar a capacidade brasileira de antiacesso e negação de área com a utilização do MTC-300. Inicialmente foi delimitada a importância da dissuasão para um país, fazendo desta ferramenta para a manutenção da segurança de sua população e o reconhecimento internacional. A seguir, é abordado o conceito de A2/AD para que este sirva de base para o conhecimento seguinte. Países em que a estratégia A2/AD está consolidada são descritos, são eles China e Rússia. No prosseguimento do trabalho, essa estratégia é abordada para o caso brasileiro, considerando suas peculiaridades e seu poderio bélico de maior relevância, o Sistema Astros, localizado no Forte Santa Bárbara. Com isso, é concluído que o MTC-300, utilizado pelo referido Sistema, não possui a mesma capacidade de dissuasão que os países de maior poderio bélico mundial, comparando-se com seus materiais de emprego militar similares, contudo faz frente para o caso da proteção terra-terra no âmbito continental, dado seu alcance.
Palavras-chave: Antiacesso
Negação de área
Sistema ASTROS
MTC-300
A2/AD
Direitos autorais: É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.
Aparece nas coleções:DECEX: DET MIL: CI Art Msl Fgt: PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
283. Antiacesso_Negação_Área_MTC300.pdfAplicação do conceito de antiacesso e negação de área para operação do sistema ASTROS – o MTC-300 nesse contexto681,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.