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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorHigino, Cleyton Teixeira-
dc.date.accessioned2023-05-03T18:13:01Z-
dc.date.available2023-05-03T18:13:01Z-
dc.date.issued2022-10-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/11722-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares)pt_BR
dc.description.abstractO Ensino por Competências já é uma realidade na sistemática de ensino do Exército Brasileiro. Contudo, essa afirmativa não se aplica quando o universo se trata da instrução dos cabos e soldados. Após pesquisa sobre quais exércitos do mundo ofertam o Ensino por Competências para os cabos e soldados, o Exército Alemão e o Exército Espanhol foram selecionados de modo a se estudar como tais Forças Armadas desenvolvem essa filosofia de ensino aos seus primeiros quadros. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi o de verificar a viabilidade de se estender o Ensino por Competências para a instrução do soldado do EB. Para isso, foi analisado o caso alemão, o caso espanhol e ambos comparados ao caso brasileiro.A análise foi baseada em publicações de cada exército sobre os assuntos do tema e em pesquisa bibliográfica, de modo a verificar a fundamentação teórica de cada Força.O resultado mostrou que a instrução do soldado brasileiro em muito se aproxima do que é feito nos dois exércitos supracitados, necessitando de poucas adaptações para se moldar ao que é preconizado nas normas do Exército Brasileiro para o Ensino por Competências.pt_BR
dc.description.abstractLa Enseñanza por Competencias ya es una realidad en el sistema de enseñanza del Ejército Brasileño. Sin embargo, esta afirmación no se aplica cuando el universo se trata de la instrucción de cabos y soldados. Tras investigar qué ejércitos del mundo ofrecen Enseñanza por Competencias para cabos y soldados, se seleccionó al Ejército Alemán y al Ejército Español para estudiar cómo estas Fuerzas Armadas desarrollan esta filosofía de enseñanza a sus primeros grados jerárquicos. En ese sentido, el objetivo del presente trabajo fue verificar la factibilidad de extender la Enseñanza por Competencias a la instrucción del soldado del Ejército Brasileño. Para ello se comparó el caso alemán, el caso español y ambos con el caso brasileño. El análisis se basó en las publicaciones de cada ejército sobre el tema y en la Investigación bibliográfica, con el fin de verificar la fundamentación teórica de cada Fuerza. El resultado mostró que la instrucción del soldado brasileño es muy cercana a lo que se hace en los dos ejércitos mencionados, requiriendo pocas adaptaciones para conformarse a lo recomendado en las normas del Ejército Brasileño para la Enseñanza por Competencias.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino por Competênciaspt_BR
dc.subjectInstrução de Soldadopt_BR
dc.subjectExército Alemãopt_BR
dc.subjectExército Espanholpt_BR
dc.titleO ensino por competências na instrução individual de cabos e soldados do EB: um estudo de caso comparativo entre os Exércitos Alemão e Espanholpt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ECEME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

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