Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/11710
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Caldas, Leandro Rodriguez | - |
dc.contributor.author | Alves Neto, Joel Reis | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-03T18:09:39Z | - |
dc.date.available | 2023-05-03T18:09:39Z | - |
dc.date.issued | 2022-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/11710 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) | pt_BR |
dc.description.abstract | O Exército Brasileiro (EB) tem buscado se modernizar ao longo deste século, em conformidade com a Estratégia Nacional de Defesa (END) e em cumprimento às diretrizes dos Comandantes do Exército desse período, visando a diminuir o hiato tecnológico existente entre nosso País e os maiores exércitos do mundo, seja desenvolvendo programas estratégicos, seja capacitando seu pessoal para pesquisar e desenvolver tecnologias de quarta geração. Nesse contexto, o Estado Maior do Exército (EME) e o Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) têm sido a linha de frente nas relações institucionais que envolvem a modernização da Força Terrestre, tanto na participação em reuniões ministeriais, conferências acadêmicas e contratos firmados com empresas nacionais como no envio de militares oficiais de ligação para algumas indústrias de defesa. Sendo assim, desde 2015, o DCT vem utilizando-se do Sistema Defesa – Indústria – Academia de Inovação, a hélice tríplice vocacionada para trazer sinergia na modernização do EB e que, por ventura,pode estar fomentando a economia de Defesa no País. Nesse sentido, este trabalho utilizou-se de pesquisa bibliográfica sobre o assunto gestão de defesa no Brasil e também foi aplicado um questionário em integrantes do SisDIA para saber se, do ponto de vista deles, têm sido observados incrementos de fomento à BID e quais são os principais desafios desse órgão. Como resultado do questionário, esse estudo aponta que a capacidade do SisDIA fomentar a BID tem sido limitada face a grande quantidade de pessoas envolvidas em todas as fases de compra de MEM e de escassez orçamentária nos órgãos financiadores. Outro aspecto direcionado pelas respostas do questionário foi que o SisDIA promove o diálogo entre o Exército e a Academia bem como com a Indústria, favorecendo a prospecção de novas tecnologias e desenvolvimento de produtos de defesa (PRODE). Infere-se que o Exército, como instituição singular, tem sua capacidade limitada de fomentar a BID por si só, mas tem contribuído de forma sinérgica para o avanço das relações empresariais de defesa. | pt_BR |
dc.description.abstract | The Brazilian Army (EB) has sought to modernize itself throughout this century, in accordance with the National Security Strategy (END) and in compliance with the guidelines of the Army Commanders of that period, aiming to reduce the technological gap between our country and the largest armies in the world, whether developing strategic programs or training their personnel to research and develop fourth-generation technologies. In this context, the Army General Staff (EME) and the Department of Science and Technology (DCT) have been the front line in institutional relations involving the modernization of the Land Force, both in participation in ministerial meetings, academic conferences and signed contracts with national companies such as sending military liaison officers to some defense industries.Therefore, since 2015, the DCT has been using the Defense – Industry – Innovation Academy System (SisDIA), the triple helix aimed at bringing synergy in the modernization of the EB and which may be fostering the Defense economy in the country. In this sense, this work used bibliographic research on the subject of defense management in Brazil and a questionnaire was also applied to members of SisDIA to find out if, from their point of view, increases in the development of the BID have been observed and which are the main challenges of that body. As a result of the questionnaire, this study points out that SisDIA's ability to foster the BID has been limited due to the large number of people involved in all phases of MEM purchase and budget shortages in funding agencies. Another aspect directed by the answers to the questionnaire was that SisDIA promotes dialogue between the Army and the Academy as well as with Industry, favoring the prospection of new technologies and the development of defense products (PRODE). It is inferred that the Army as a singular institution has limited capacity to promote the BID by itself, but it has contributed synergistically to the advancement of defense business relations. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Defesa | pt_BR |
dc.subject | Inovação | pt_BR |
dc.subject | Exército | pt_BR |
dc.subject | Indústria | pt_BR |
dc.title | O Atual papel do Exército Brasileiro (EB) no fomento da hélice tríplice: Governo - Indústria Nacional de Defesa - Academia de Inovação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX : DESMIL: ECEME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MO 6637 - JOEL Reis Alves Neto.pdf | 615,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.