Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/11545
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Fábio de Souza | - |
dc.contributor.author | Visconti, Gabriel Bello | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-15T13:29:20Z | - |
dc.date.available | 2023-03-15T13:29:20Z | - |
dc.date.issued | 2022-10 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/11545 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como tema o ensino por competências aplicado no Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico do Exército Brasileiro (CFO/LEMB/EB), com foco na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). O objetivo proposto foi analisar a aplicação do ensino por competências no CFO/LEMB, à luz dos pressupostos normativos estabelecidos nas legislações que regulam a construção curricular do curso, de forma a revelar os pontos fortes, boas práticas e oportunidades de melhorias. A escolha do tema deveu-se pelo crescente protagonismo desse modelo didático-pedagógico em estabelecimentos de ensino de todos os níveis, no Brasil e no mundo, sendo oficialmente adotado pelo Exército Brasileiro, a partir do ano de 2011, quando foi publicada a Portaria 107-DECEx, de 27 de setembro de 2011, do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército. Essa Portaria estabeleceu procedimentos para a implantação da abordagem da Educação por Competências nos Cursos do Sistema de Educação e Cultura das Linhas de Ensino Militar Bélico, de Saúde e Complementar. Portanto, realizou-se um estudo qualitativo, por meio de um rigoroso itinerário metodológico, que compreendeu a Análise de Conteúdos, notadamente as normas e legislações que regularam a aplicação do ensino por competências na Força, os Documentos de Currículo da AMAN, como o Perfil Profissiográfico, o Mapa Funcional, os Planos de Disciplinas (PLADIS) e os Planos Integrados de Disciplinas (PLANID), e o Relatório Analítico da Pesquisa de Validação Curricular executada no ano de 2021 (PVC 2021). Além disso, foi adotado o Método Delphi de tratamento de dados, que consistiu na aplicação de questionários destinados a especialistas que trabalhavam na AMAN, no 1º semestre do ano de 2022. Por fim, realizou-se uma triangulação e comparação dos resultados, possibilitando identificar o nível de aplicação dos pressupostos normativos do ensino por competências na AMAN, os pontos fortes, as boas práticas e as oportunidades de melhorias para alcançar-se a excelência. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino por Competências | pt_BR |
dc.subject | Perfil Possiográfico | pt_BR |
dc.subject | CFO/LEMB | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Mapa Funcional | pt_BR |
dc.title | O Atual ensino por competências aplicado no Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico (CFO/LEMB) | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX : DESMIL: ECEME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MO 6600.pdf | 774,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.