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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Fábio de Souza-
dc.contributor.authorVisconti, Gabriel Bello-
dc.date.accessioned2023-03-15T13:29:20Z-
dc.date.available2023-03-15T13:29:20Z-
dc.date.issued2022-10-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/11545-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares)pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema o ensino por competências aplicado no Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico do Exército Brasileiro (CFO/LEMB/EB), com foco na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). O objetivo proposto foi analisar a aplicação do ensino por competências no CFO/LEMB, à luz dos pressupostos normativos estabelecidos nas legislações que regulam a construção curricular do curso, de forma a revelar os pontos fortes, boas práticas e oportunidades de melhorias. A escolha do tema deveu-se pelo crescente protagonismo desse modelo didático-pedagógico em estabelecimentos de ensino de todos os níveis, no Brasil e no mundo, sendo oficialmente adotado pelo Exército Brasileiro, a partir do ano de 2011, quando foi publicada a Portaria 107-DECEx, de 27 de setembro de 2011, do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército. Essa Portaria estabeleceu procedimentos para a implantação da abordagem da Educação por Competências nos Cursos do Sistema de Educação e Cultura das Linhas de Ensino Militar Bélico, de Saúde e Complementar. Portanto, realizou-se um estudo qualitativo, por meio de um rigoroso itinerário metodológico, que compreendeu a Análise de Conteúdos, notadamente as normas e legislações que regularam a aplicação do ensino por competências na Força, os Documentos de Currículo da AMAN, como o Perfil Profissiográfico, o Mapa Funcional, os Planos de Disciplinas (PLADIS) e os Planos Integrados de Disciplinas (PLANID), e o Relatório Analítico da Pesquisa de Validação Curricular executada no ano de 2021 (PVC 2021). Além disso, foi adotado o Método Delphi de tratamento de dados, que consistiu na aplicação de questionários destinados a especialistas que trabalhavam na AMAN, no 1º semestre do ano de 2022. Por fim, realizou-se uma triangulação e comparação dos resultados, possibilitando identificar o nível de aplicação dos pressupostos normativos do ensino por competências na AMAN, os pontos fortes, as boas práticas e as oportunidades de melhorias para alcançar-se a excelência.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino por Competênciaspt_BR
dc.subjectPerfil Possiográficopt_BR
dc.subjectCFO/LEMBpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectMapa Funcionalpt_BR
dc.titleO Atual ensino por competências aplicado no Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico (CFO/LEMB)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ECEME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

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